Quantcast
 
 

Serviço de Urgência do Hospital de Braga com “grande afluência”

No Serviço de Urgência do Hospital de Braga, pelas 14.40h de hoje, 4 de janeiro, “encontram-se 205 utentes no Serviço de Urgência, no global, dos quais 111 são pulseiras amarelas, que contam com uma média de 1h no que toca ao atendimento”, segundo nota enviada à nossa redação por este hospital

 

Ainda segundo nota deste hospital público “O Serviço de Urgência do Hospital de Braga registou, no passado dia 2 de janeiro, um maior fluxo de utentes. Entre as 8h e as 20h, deram entrada neste Serviço 400 utentes, dos quais mais de 50% foram triados com pulseiras amarela e laranja.

 
 


Por motivos de segurança dos utentes, o Hospital de Braga solicitou ao CODU, no dia 2 de janeiro, para que, no período compreendido entre as 20h30 e as 00h, não encaminhasse casos muito urgentes para esta instituição. A situação ficou resolvida nas primeiras horas da manhã, pela resposta eficaz da equipa dedicada do Serviço de Urgência do Hospital de Braga, voltando o Serviço a funcionar em
pleno.


É já natural uma maior afluência aos Serviços de Urgência, nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro. Mesmo assim, o Hospital de Braga manteve os níveis de resposta ao máximo, de forma a resolver o elevado número de casos na urgência, sem prejudicar a saúde dos utentes.

 
 


Desde o dia 23 de dezembro e até ao primeiro dia do ano de 2024, o Hospital de Braga registou mais de 5000 casos no Serviço de Urgência, dos quais 60% foram triados como situações graves, urgentes e muito urgentes.


A alta afluência de utentes que se tem verificado, prejudica a qualidade do atendimento e contribui para a diminuição da satisfação do utente, no que toca aos tempos de espera, o que é preocupante, tendo em conta que cerca de 35% dos utentes são triados como Verdes e Azuis e, como tal, não deveriam recorrer ao Serviço de Urgência.

 


O Hospital de Braga reitera que os utentes só se devem deslocar ao Serviço de Urgência em caso de real necessidade, após contacto e indicação para tal pelos profissionais da linha SNS24, ou após consulta no centro de saúde.


A Unidade Local de Saúde de Braga está permanentemente empenhada na melhoria da qualidade, rápida resposta e eficácia dos serviços prestados aos utentes, alicerçando a sua atividade nas melhores práticas clínicas e numa relação de proximidade com todos os seus utentes, familiares e profissionais.”

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...