SIGO da Póvoa de Lanhoso promoveu ação sobre os Direitos Humanos na EPAVE
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e Oportunidades, promoveu um workshop sobre Direitos Humanos na Escola Profissional do Alto Ave.
Na ação, dirigida a alunos e alunas que frequentam o curso de cabeleireiro/a daquela escola, foi possível abordar os 30 direitos que compõem a Declaração Universal firmada no dia 10 de dezembro de 1948.
Alunos e alunas, muito empenhados/as, adotaram uma postura reflexiva e de debate em pequeno e grande grupo para elaborarem uma (nova) declaração na qual integraram os Direitos que consideram fundamentais para um novo planeta que, supostamente, poderiam colonizar.
Os Direitos Humanos são os direitos básicos de todos os seres humanos. Nestes se incluem os direitos económicos, sociais e culturais.
Os direitos humanos são universais, porque se aplicam a todas as pessoas, em todos os lugares do mundo, sem limite de tempo e são, também, inalienáveis porque estão ligados à existência humana, pelo que são inerentes a todos os seres vivos. São, ainda, indivisíveis porque o gozo de um direito depende do gozo de muitos outros direitos e nenhum é mais importante do que os outros.
No final da reflexão conjunta, os alunos e as alunas pronunciaram-se, afirmando que alguns dos direitos que integram a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que tem já 76 anos, estão, atualmente em risco e alguns deles, mesmo em incumprimento.