Quantcast
 
 

Simulacro “Peregrino Seguro” sensibilizou condutores e peões para os perigos da estrada

É muito positivo o balanço do simulacro que o Município da Póvoa de Lanhoso, numa colaboração entre os Serviços Municipais de Proteção Civil, a GNR e os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, promoveu, no âmbito da ação de sensibilização “Peregrino Seguro”.

 

No terreno esteve o Vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Ricardo Alves, e ainda representantes dos Serviços Municipais de Proteção Civil, da GNR, dos Bombeiros Voluntários, da Irmandade de São Bento da Porta Aberta e dos Escuteiros.

 
 

O objetivo foi consciencializar os automobilistas e os peregrinos em romagem ao São Bento da Porta Aberta para os perigos a que estão sujeitos quando circulam na faixa de rodagem e para a necessidade de adotarem comportamentos preventivos e de segurança.

No caso dos automobilistas, perceberem que devem adotar uma condução defensiva, em especial à noite e, em particular, nesta altura do ano; e, no caso dos peões, perceberem que devem adotar medidas de segurança e utilizar o percurso alternativo disponibilizado e sinalizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que os retira das vias com mais movimento automóvel.

 
 

Este simulacro retratou, através de um cenário fixo, um acidente rodoviário com atropelamento de um grupo de peregrinos (de que resultaram dois feridos e duas mortes) e realizou-se no dia 5 de agosto, entre as 22h00 e as 23h00, na Estrada Regional 310, perto da Vila da Póvoa de Lanhoso (junto à “Residência Universitária”). Para este exercício, contou-se ainda com duas ambulâncias de socorro e um veículo de desencarceramento dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e com uma patrulha da GNR.

Para a realização deste simulacro, houve necessidade de proceder ao desvio parcial do trânsito na faixa de rodagem no sentido Caldas das Taipas – Póvoa de Lanhoso, na chegada à Vila sede de concelho.

 

Até ao dia 15 de agosto, a GNR da Póvoa de Lanhoso, através do Núcleo de Programas Especiais, os Escuteiros locais e a Irmandade de São Bento da Porta Aberta dinamizam um ponto de apoio aos peregrinos nesse mesmo local.

Ao longo do ano, os Serviços Municipais de Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso têm estado e irão continuar a promover a realização de simulacros distintos alusivos a variadas temáticas.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...