Sinfónica de Londres escolhe músico de Vieira do Minho para liderar naipe de clarinetes
O músico natural de Vieira do Minho, Sérgio Pires, foi escolhido entre mais de 90 candidatos a um dos principais postos da formação sinfónica, liderar o naipe de clarinetistas da Orquestra Sinfónica de Londres.
O músico em entrevista à VMTV afirmou que foi “uma conquista” que aconteceu por “coincidência”, pois estava em Londres a gravar um álbum com o clarinetista Michael Collins, quando abriu concurso e decidiu candidatar-se.
Veja ou reveja a entrevista exclusiva à VMTV
O músico nascido em 1995 no concelho minhoto de Vieira do Minho, iniciou os estudos musicais, primeiro na Banda Filármónica de vieira do Minho e posteriormente na Academia Valentim Moreira de Sá em Vieira do Minho ingressando depois em Guimarães.
Sérgio Pires começou a tocar clarinete aos oito anos, quando regressou da Suíça com os pais que queriam que continuasse a estudar música e interagisse com as outras crianças da sua aldeia em Vieira do Minho.
“Eu e a minha irmã entrámos numa banda filarmónica da zona e, na altura, até queria tocar trompete, mas faltava um clarinete e fiquei com o clarinete”.
Hoje considera o clarinete a sua “melhor forma de se expressar”.
Sérgio Pires começou cedo a percorrer os palcos internacionais. Aos 18 anos participou na European Union Youth Orchestra, na Gustav Mahler Jugendorchester e na Schleswig – Orquestra do Festival de Holstein, na Alemanha.
Pires já tocou com orquestras como a Filarmónica de Bremen, as orquestras de Câmara e a Sinfónica de Basileia, o Musikkollegium Winterthur, a Orquestra Filarmónica da Transilvânia, a Orquestra de Câmara da Silésia, a Filarmónica de Argovia.