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SMS de cobrança de dívida em nome da EDP é tentativa de phishing

Depois de, em setembro de 2019 e outubro de 2020, a EDP ter avisado os seus clientes para uma tentativa de fraude por SMS da qual a empresa alertou os clientes através de uma mensagem, eis que voltam as mensagens via telemóvel.

 
EDP
Foto: REUTERS/Eloy Alonso

Hoje o diretor da vieiradominho.tv recebeu uma SMS recebida do número +351923275829 no qual o ‘cliente’ é avisado de que vai ser realizada a suspensão do serviço e é enviado uma entidade e referencia para pagamento do valor alegadamente em dívida.

 
 

Segundo informação da EDP no seu site «os sms utilizam as entidades 11893, 21423 e 21800, que não pertencem à EDP Comercial» e apresentam vários valores em dívida, que neste caso era de 125.24€.

sms

Segundo a EDP, “Todos os emails da EDP são enviados a partir do domínio @cliente.edp.pt , @edp.pt ou @edp.com , com a exceção de estudos de mercado, inquéritos de satisfação ou cobrança de dívida feita por entidades externas. Caso receba um email proveniente de outro domínio, poderá ser indicador de burla. No entanto, é possível mascarar os remetentes dos emails. Como tal, isto não é suficiente para perceber se está perante uma tentativa de fraude”, explica a EDP, apresentando de seguida uma série de passos para ajudar os clientes a evitar possíveis burlas.

 
 

“Se receber um email fraudulento, não responda à mensagem, não reencaminhe a mensagem e apague a mensagem”, aconselha a empresa.

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