Quantcast
 
 

Spin-off da UMinho lança livro e música que aborda a guerra na Ucrânia para os mais novos

A criança ucraniana Yarina vivia em segurança e liberdade, mas uma guerra obrigou-a a refugiar-se noutro país, deixando para trás o pai a combater. Com a ajuda da mãe, criou uma estratégia para levar o medo consigo na viagem e para manter a coragem. Este é o mote do livro digital “A cor do meu medo”, que a Betweien, uma jovem empresa educacional da Universidade do Minho, lançou para explicar aos mais novos o atual conflito entre a Rússia e a Ucrânia. O ebook infantil pode ser descarregado gratuitamente em www.betweien.com, e é acompanhado do videoclipe “Pintar o mundo”, acessível em youtube.com/cabecanoar.

 

“As crianças portuguesas estão com dúvidas e preocupadas com o conflito militar, por isso quisemos abordar de forma simples como podem estar a viver as famílias naquele cenário e, ainda, sensibilizar para as consequências do conflito”, diz o fundador da Betweien, Narciso Moreira, que é licenciado e mestre em Educação pela UMinho.

 
 

A equipa decidiu desenvolver e disponibilizar ao mundo estas duas ferramentas pedagógicas para “cumprir a sua responsabilidade social” e, por outro lado, “ajudar educadores e professores a trabalhar este assunto com que as crianças lidam diariamente nas televisões, nas redes e nas conversas, sem às vezes perceberem o que se passa”. Os conteúdos apresentam por isso o olhar de uma criança e foram produzidos num curto espaço de tempo (textos, ilustrações, paginação, verificação científica), para responder agilmente ao processo de compreensão dos mais novos, fechando com uma mensagem de simbolismo e esperança.

Nascida em 2011, a Betweien está presente em Braga e Lisboa e aposta na inovação educativa, nomeadamente através de livros, cujos conteúdos podem aliar músicas, teatro, performances e debates em instituições de todo o país. Este projeto sensibiliza para vários temas e com parcerias de cantores, atores e youtubers, em títulos como “O planeta limpo” (Filipe Pinto), “Rita e a floresta dos legumes” (Rita Redshoes), “Livres e iguais” (Carlão), “Desafiar estereótipos” (Ana Bacalhau) e “Diogo Piçarra em Pessoa” (Diogo Piçarra), entre outros.

 
 

No âmbito da covid-19, lançou o portal pedagógico guerreirosdasaude.com, com ebook, música, curiosidades e 16 atividades. A Betweien assume-se como empresa especializada em Inovação na Educação, com intervenção no ensino básico e secundário do país, mas também nas mais diversas instituições e contextos educacionais; um dos seus livros nesse âmbito, “Senhor empreendedorismo”, teve até edição angolana, destaque na “Forbes Brasil” e foi convertido em videojogo.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não