Startup Braga é a 7ª entre os Hubs de Startups mais inovadores da Europa
A Startup Braga surge em 7º lugar na lista de 125 incubadoras e aceleradoras europeias que constam do Europe’s Leading Start-Up Hubs 2024. Este é um ranking da Statista em colaboração com o jornal britânico Financial Times que consagra, igualmente, Portugal como o 6.º país com os hubs de startups mais inovadores da Europa.
Segundo o ranking “Europe’s Leading Start-up Hubs”, do Financial Times, a Startup Braga surge à cabeça da lista em 7º lugar. No ano em que a Startup Braga comemora o seu 10º aniversário, o seu trabalho de apoio à comunidade de empreendedores em Portugal e no mundo é reconhecido internacionalmente através deste ranking elaborado pela Statista, empresa alemã especializada em estatísticas e dados do mercado.
Ao longo de uma década de atividade, a estrutura de apoio à inovação e empreendedorismo, criada pelo Município de Braga no seio da InvestBraga, tem dinamizado inúmeros programas de capacitação de empreendedores, bem como pré-aceleração, aceleração e incubação de startups, que impactaram positivamente os projetos, sendo que estes registam hoje uma taxa de sobrevivência de 75%.
Do portefólio de iniciativas promovidas ou copromovidas pela Startup Braga destacam-se programas como o “Startup Point”, realizado em colaboração com a Associação Académica da Universidade do Minho, a School of CEOs, realizada em parceria com a UMinho Exec, o SCB Innovation Hub, um programa de aceleração de startups na área das tecnologias para o desporto, promovido em parceria com o SC Braga, que tem permitido às startups testarem e validarem os seus produtos e serviços em ambiente real, o iTech Tourism, programa direcionado para alavancar soluções inovadoras no setor do turismo, ou o Startup Braga Acceleration Program, desenvolvido em parceria com a Altice e a Microsoft, que conta já com nove edições.
Para Ricardo Rio, Presidente da Câmara de Braga, o 7º lugar neste ranking europeu é o reconhecimento de um ecossistema de inovação e empreendedorismo cada vez mais sólido e do trabalho desenvolvido pelas equipas da Startup Braga e InvestBraga ao longo destes quase 10 anos. “É, sobretudo, reconhecido o mérito das ideias e projetos inovadores que escolhem Braga para iniciar e alavancar os seus negócios, e de toda uma comunidade de empreendedores, mentores e parceiros estratégicos que têm desempenhado um papel decisivo na construção deste ecossistema”, afirma.
Hoje, a Startup Braga, conta com uma comunidade que ascende às 250 startups e se tem imposto no quadro nacional e internacional dos programas promovidos por incubadoras/aceleradoras, gozando de uma ampla credibilidade junto dos seus parceiros, que reconhecem nas startups da comunidade da Startup Braga uma destacada capacidade de inovação.
De sublinhar que no ranking “Europe’s Leading Start-up Hubs” Portugal ocupa a 6ª posição dos países com maior número de distinções em hubs de startups.
A Startup Braga é o hub de inovação da InvestBraga e tem a sua sede no gnration, edifício histórico no centro da cidade Braga. Pode consultar-se mais informações sobre a atuação da Startup Braga em: https://www.startupbraga.com/