Sucesso da primeira itinerância leva a novo agendamento pelas freguesias
Sucesso da primeira itinerância leva a novo agendamento pelas freguesias
Esta exposição itinerante, que já percorreu as 29 freguesias do concelho da Póvoa de Lanhoso, esteve patente em cada uma delas, durante uma semana, entre Julho e Dezembro do ano passado.
Devido ao sucesso da mesma e ao interesse que os documentos expostos suscitaram junto de quem a visitou, alguns autarcas solicitaram a sua reposição para que os/as que não a puderam visitar o possam agora fazer e para dar a oportunidade a quem já viu para rever mais pormenorizadamente.
A nova calendarização prevê, já nos próximos meses, o regresso a freguesias como Lanhoso, Geraz do Minho e Covelas, estando outras na calha, ficando a cargo dos Presidentes de Junta/União de Freguesia apontar as conveniências, tendo em conta as dinâmicas da sua freguesia. Está já definido que os novos períodos expositivos podem ser alargados até 2 semanas.
Também outras instituições do concelho manifestaram interesse em acolher esta exposição.
Atualmente, esta mostra, que regressou ao Núcleo Documental do Centro Interpretativo Maria da Fonte (Largo António Lopes), vai ali permanecer durante o mês de fevereiro.
Espera-se também que os/as alunos/as dos Agrupamentos de Escolas do Concelho e da EPAVE possam ter acesso a esta “informação” , quer através da visita ao Núcleo Documental, quer posteriormente, numa possível passagem pelos estabelecimentos escolares.
A Vereadora da Cultura, Fátima Moreira, deixa o convite a todos/as para visitarem esta exposição e acrescenta que “esta é uma possibilidade para consultar documentação muito antiga e perceber, entre outras coisas, porque é que se afirma que “a emigração foi o bem mais valioso que Portugal produziu no Estado Novo”.
A Exposição contém cerca de 5.000 processos de emigração instruídos na Póvoa de Lanhoso para a Junta de Emigração, entre 1952 e 1974. Recorda-se que os originais da informação carregada na plataforma que acompanha a exposição, à qual os/as visitantes podem aceder, estão arquivados no Núcleo Documental do Centro Interpretativo Maria da Fonte.
Esta foi uma das mais de 40 iniciativas que integravam o programa das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril que o Município da Póvoa de Lanhoso levou a efeito durante todo o ano de 2024, abrangendo toda a comunidade povoense.