Quantcast
 
 

Sucesso das Marchas Populares Terra do Ouro 2023 exige novas edições

“Boa tarde a todos, sejam bem-vindos a mais uma iniciativa da Câmara Municipal, neste dia de calor! Decidimos relocalizar a iniciativa para que vocês possam estar mais à vontade, à sombra destas árvores e não prejudicar o trabalho que foi feito por todas as juntas de freguesia e instituições que aceitaram colaborar com a Câmara Municipal nas Marchas Populares  Terra do Ouro.”

 

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, abriu assim a primeira edição do desfile das Marchas Populares. “Esta é uma iniciativa que levamos a cabo com muito gosto. Estamos a entrar no verão e temos todo um programa que está preparado para vos servir e fazer desta época um tempo agradável, em família, com os amigos, com os nossos emigrantes. Espero que tenham todos uma boa tarde, que se divirtam e sejam muito felizes.”

 
 

E começou, de seguida, o desfile, no qual participaram 367 figurantes das seguintes Juntas e Uniões de Freguesias e IPSS’s: União de Freguesias de Águas Santas / Moure, ASSIS – Associação de Solidariedade Social, Integração e Saúde, União de Freguesias de Campo / Louredo, Casa de Trabalho de Fontarcada, Junta de Freguesia de Covelas, Junta de Freguesia de Galegos, Junta de Freguesia de Garfe, Junta de Freguesia de Lanhoso, Junta de Freguesia de Santo Emilião, Junta de Freguesia de São João de Rei, Junta de Freguesia de Taíde, Junta de Freguesia de Travassos, Centros de Convívio e Município da Póvoa de Lanhoso.

Começou a ouvir-se a música, os figurantes levantaram os arcos e começaram a desfilar e a dançar. Com indumentárias a rigor, cheias de brilhos e cor, folhos, laços e fitas, os grupos cumpriram com a tradição associada às marchas populares. Alguns excederam mesmo as expetativas, pois fizeram-se representar com os seus músicos e cantores e outros houve, ainda, que fizeram as suas quadras, com a letra a rimar com o nome dos seus santos padroeiros.

 
 

As marchas apresentadas no Campo da Feira e que fizeram as delícias dos presentes que ali acorreram em grande número, inserem-se no “Póvoa Dança”, um projeto que lança também o desafio da inclusão, assumido em pleno pela Assis e pela Casa de Trabalho.

“É com grande alegria que estamos cá hoje, eu particularmente, e que me associo a estas marchas”, referiu Fátima Moreira, Vice-Presidente da Camara Municipal, que desfilou no Grupo da Rede de Centros de Convívio do Município, “apesar de não ter tido tempo para ensaiar, mas vocês estiveram tão bem, estão todos e todas de parabéns, vocês são fantásticos, todos e todas, sem exceção! Este foi o primeiro desfile de marchas populares “Terra do Ouro”, uma aposta que o Município está a fazer no projeto “Póvoa Dança”, com o qual queremos mobilizar o nosso território, as nossas freguesias. Acredito que hoje, para estarem aqui tiveram muito trabalho, muito investimento e muitas noites de dedicação, mas também foram horas de convívio e divertimento, e, se não fosse só por isso, já valeria a pena! Por isso é muito bom tê-los aqui ! Esperamos para o ano ter mais grupos a participar, foi uma festa muito bonita, obrigada a todos e a todas.”

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...