Quantcast
 
 

Tempo frio vai manter-se pelo menos até ao final da semana

O tempo frio vai continuar pelo menos até ao final da semana em especial nas regiões do interior norte e centro onde as temperaturas mínimas podem chegar aos seis graus negativos, segundo a meteorologista Maria João Frada.

 
Frio

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adianta que está emitido um aviso amarelo para todos os 18 distritos do continente.

 
 


 “Temos avisos em todos os distritos até dia 06 (quarta-feira) com exceção do Algarve que vai ter um alívio já a partir de amanhã. É provável que em parte dos distritos se prolongue o aviso por mais tempo, até ao final da semana pelo menos nos do interior norte e centro e eu diria mesmo até ao fim de semana”, disse.
De acordo com a meteorologista, esta situação deve-se ao transporte de uma massa de ar frio associada a um fluxo predominante de nordeste.


 Segundo Maria João Frada, a situação de tempo frio é expectável para esta altura do ano.
 No que diz respeito às temperaturas máximas no continente, a meteorologista do IPMA adianta que vão ser muito baixas.
 Quanto às temperaturas mínimas, segundo Maria João Frada, vão variar entre os -3 e os -6 no nordeste transmontano e Beira Alta e entre os 05 e os 07 no Algarve.

 
 


 Maria João Frada adiantou também que está prevista já a partir de hoje alguma nebulosidade, que será mais persistente na quarta-feira com a entrada de uma massa de ar mais quente e húmida vinda de sul que vai trazer períodos de chuva ao Baixo Alentejo e Algarve.


 Já a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil adverte a população para as condições adversas que se fazem sentir , dando algumas recomendações:

 

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se, de 05 a 07 de janeiro, tempo frio e vento, salientando-se:

 Descida da temperatura mínima em todo o território do Continente, hoje (05JAN) e amanhã (06JAN), com valores entre – 4ºC e 8ºC e temperatura máxima que varia entre 5ºC e 17ºC;

 

 Vento de quadrante Leste (6 de janeiro), soprando mais intenso nas terras altas (até 45 km/h), a partir da madrugada; Possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro;

 Possibilidade de chuva com congelação;

 

 Formação de gelo e geada; Possibilidade de neve nas terras altas (700/900 m), principalmente a sul do território, mais provável em S. Mamede. (06 e 07 de janeiro);

 Desconforto térmico elevado, devido à descida da temperatura mínima e aumento da intensidade do vento.

Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt Acompanhe as medidas preventivas da saúde (frio) em www.dgs.pt

Comentários

comentários

Você pode gostar...