Teresa Pires expõe no Posto de Turismo de Barcelos

O Posto de Turismo de Barcelos vai acolher, de 16 de setembro a 30 de outubro, a primeira exposição individual de Teresa Pires, que desta forma vai mostrar ao público o resultado da sua criação artesanal.

 
teresa pires

Dos trabalhos patentes ao público, sobressaem quadros decorativos com pedras, conchas, cores secas, escamas de peixe e outros materiais.

 
 


Nota Biográfica


Teresa Pires, filha de Ezequiel da Silva Pires e Ana do Rosário Casteleiro da Silva Pires, nasceu a 27 de agosto de 1963, em Angola.
Em 1974, Teresa, com 11 anos de idade, foge da guerra em Angola, e vem com os pais para Portugal, mais precisamente para a freguesia de Dominguiso, no concelho da Covilhã.

 
 


Com uma forte vocação para as artes, vai para Lisboa estudar na Escola Artística António Arroio, completando aí o 12.º ano de escolaridade.
Depois do falecimento dos pais, e tendo dificuldade em conseguir um emprego em Lisboa, vem viver para Barcelos, onde residiam alguns familiares.


Aqui, em Barcelos, começa a trabalhar como auxiliar de ação educativa e, entretanto, decide tirar a Licenciatura de Educadora de Infância no Instituto Piaget, o que lhe possibilitou vir a trabalhar como Educadora de Infância no Jardim de Infância da Casa de Santa Maria de Barcelos. Atualmente, exerce funções na Escola Secundária Alcaides de Faria.

 


Há cerca de dois anos, em tempos de pandemia COVID-19, Teresa Pires, com mais disponibilidade de tempo, dá asas à imaginação e criatividade e inicia a sua primeira incursão no artesanato, fazendo quadros decorativos com pedras, conchas, cores secas, escamas de peixe e outros materiais. O gosto por esta arte foi aumentando de dia para dia, tornando-se inclusivamente uma terapia, momentos de paz, de serenidade e de beleza.


Apesar das adversidades desse tempo, foi um período bastante positivo para Teresa, pois conseguiu encontrar o seu caminho na área das artes, uma paixão que a acompanhou toda a vida, mas que ainda não tinha encontrado o momento certo para crescer.
Atualmente, aproveita todo o tempo disponível para realizar novas criações artísticas, algumas das quais têm estado patentes nas exposições temáticas realizadas pelo Município, na Torre Medieval.

 


Teresa Pires tem agora a possibilidade de fazer a primeira exposição individual e mostrar os resultados do seu processo criativo.
A exposição pode ser vista de segunda a sexta, das 9.30h às 18.00h e aos sábados, domingos e feriados das 10.00h às 13.00h e das 14 às 17.00h.

Comentários

comentários

Você pode gostar...