Quantcast
 
 

Treino técnico e táctico de militares portugueses na República Centro Africana em contexto de socorro a baixas debaixo de fogo

Camp Kassaï, Bangui, República Centro Africana
Setembro de 2024

 

Treino táctico de “Care Under Fire” (CUF), com aplicação das técnicas de de “Tactical Combat Casualty Care” (TCCC), pela 15.ª Força Nacional Destacada como Força de Reacção Rápida (“Quick Reaction Force”, QRF) na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), 15.ª QRF/MINUSCA, Setembro de 2024, na Carreira de Tiro de Camp Kassaï, geo-referencição 4.391005344858548, 18.61498923766216 , ref. https://maps.app.goo.gl/a3ofUD6sasryZRoJ9 , a cerca de 10 km a Leste do aquartelamento em Bangui, República Centro Africana.

 
 
Foto via Forças Armadas de Portugal

Com apoio de viatura blindada 4×4 URO VAMTAC ST5 BN, os militares da 15.ª QRF/MINUSCA, apeados, estão armados, da esquerda para a direita na foto, com FN Herstal SCAR-H, em calibre 7,62x51mm NATO, equipada com mira óptica Trijicon 1-8×28 VCOG (“Variable Combat Optical Gunsight”), apontador iluminador Rheinmetall LM-LowProfile, e com bipé; com FN SCAR-L, em cal. 5,56x45mm NATO, equipada com mira óptica Aimpoint CompM4, apontador iluminador Rheinmetall LM-LowProfile e “fore grip”; metralhadora FN Minimi (“Fabrique Nationale Herstal Mini Mitrailleuse”) Mk 3, com “foregrip”. Na posição no topo da viatura, o militar português está armado com FN Minimi Mk 3, com óptica Aimpoint CompM4 e bipé.

No militar mais à direita na foto, além da pistola Glock 17 em calibre 9x19mm Parabellum (em coldre à cintura, à sua direita), podemos ainda observar, ao peito, uma granada de fumo.

 
 

No tejadilho da viatura, em posição central-dianteira e na lateral sobre a porta, temos as unidades do sistema Rheinmetall de protecção ROSY-L (“Rapid Obscuring System – Land”), equipados cada um com 5 lançadores de cargas de 40×280 mm que permitem a criação de cortinas de fumo multi-espectro – com interrupção da linha de vista e componentes de barramento de infra-vermelho e laser (contra sistemas electro-ópticos e armas guiadas).

A 15.ª QRF/MINUSCA, sob comando do (OF-4) Tenente-Coronel Henrique José Caetano Carvalho, é uma força maioritariamente constituída por militares do 1.º Batalhão de Infantaria Paraquedista (1BIPara), aprontados pelo Regimento de Infantaria N.º 15 (RI15), sediado em Tomar, compreendendo 215 militares, com elementos dos 3 ramos das Forças Armadas Portuguesas.

 

Foto via Forças Armadas de Portugal
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...