Quantcast
 
 

Três livros sobre os Caminhos de Santiago apresentados hoje em Braga

O grupo Galabra do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) apresenta três livros sobre os Caminhos de Santiago, esta terça-feira, dia 4, às 19h00, na Livraria Centésima Página, em Braga.

 

As obras em destaque são “A cidade, o camiño e nós”, “Visitar, comerciar e habitar a cidade” e “Bem-estar comunitário e visitantes a través do caminho em Santiago”. A sessão conta com a diretora do CEHUM, Cristina Flores, e dois dos autores das publicações – Elias Torres Feijó, da Universidade de Santiago de Compostela, e Álvaro Iriarte Sanromán, do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho.

 
 

A rede de investigação Galabra estuda desde 2008 o contexto sociocultural dos caminhos que levam à capital da Galiza, uma cidade (pre)ocupada e identificada com o turismo e a peregrinação. A Santiago de Compostela chegaram 68 peregrinos em 1970 e mais de 327 mil em 2018, por exemplo. Portugal e Brasil são, respetivamente, o primeiro país além-Espanha e o primeiro país não europeu com mais visitantes na cidade Património Mundial.

Os três livros a apresentar mostram a identidade compostelana, nomeadamente de quem a habita e a visita, a relação entre as comunidades locais e forasteiras, a transmissão de ideias através de grandes narrativas e de produtos culturais, bem como as práticas dos viajantes, a reconfiguração gradual da cidade com o Ano Xacobeo, a par de alguns desafios presentes e futuros.

 
 

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não