Quantcast
 
 

Três praias fluviais de Braga com selo de excelente qualidade da água

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) atestou a excelente qualidade da água das três praias fluviais do Concelho de Braga. As praias fluviais de Adaúfe, Ponte do Bico e Merelim S. Paio já tinham sido galardoadas com Bandeira Azul, título atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e a qualidade das águas tem vindo a ser atestada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Após realizadas as devidas análises, no final do mês de Maio, a APA classificou atribuiu a classificação de água de excelente qualidade.

 

Altino Bessa, vereador do Ambiente, manifesta “orgulho” com esta classificação, um resultado esperado devido a trabalho desenvolvido ao longo dos anos. “Temos vindo a desenvolver um trabalho meritório na manutenção, limpeza e preservação das praias fluviais. Este tem sido um trabalho em rede e que envolve toda a comunidade na medida em que acreditamos que é a partir da sensibilização da população para cuidar dos seus espaços que conseguimos envolver todos e chegar a resultados como o que temos a honra de anunciar”, refere o vereador da Câmara Municipal de Braga.

 
 

Segundo Altino Bessa, estas praias fluviais têm sido alvo de uma avaliação rigorosa também por parte da ABAE e sob requisitos muito exigentes e Braga conseguiu ter praias com Bandeira Azul. “Ter praias com Bandeira Azul é já um certificado da qualidade da água. Se dúvidas houvesse, hoje podemos afirmar, com toda a propriedade, que estas praias, além do certificado de Bandeira Azul, foram também atestadas pela Agência Portuguesa do Ambiente com excelente qualidade da água. Este processo de avaliação é moroso, mas quando o trabalho é bem feito os resultados aparecem para mostrar que estamos há quase doze anos a fazer de Braga um espaço mais verde e amigo do ambiente”.

De salientar que este resultado surge numa fase em que Braga está na corrida ao título de Capital Verde Europeia 2026. A qualidade das praias fluviais foi, também, um dos factores que contribuiu para que a candidatura de Braga conste do grupo das nove cidades seleccionadas para o galardão atribuído pela Comissão Europeia. “Esta é a prova de que o trabalho árduo compensa. Devo ressaltar que a conquista do selo de excelente qualidade da água se deve a um trabalho comum e de envolvência da população, em particular das Juntas de Freguesia e das várias associações que se unem na preservação destas três praias fluviais que estão disponíveis para usufruto de todos. Estamos certos de que os Bracarenses se orgulham deste que é um reconhecimento a nível nacional”, conclui Altino Bessa.

 
 

Comentários

comentários

Você pode gostar...