Tripulante de navio de transporte em evacuação médica por helicóptero “Merlin” da Força Aérea Portuguesa
Um elemento da tripulação do navio de carga “Canopée” (“Canópia”), com as suas características velas articuladas e automatizadas e em viagem de regresso da América do Sul, após transporte de elementos do Ariane 6, a navegar a 230 km a Oeste do Porto, é retirado por operação de resgate médico realizada por helicóptero EH-101 “Merlin” da Esquadra 751 – “Pumas” da Força Aérea Portuguesa (FAP), a operar a partir da Base Aérea N.º 6 (BA 6), no Montijo, de onde descolou pelas 10:00 UTC de 2 de Novembro de 2024, percorrendo 205 milhas náuticas (380 km), em cerca de 1 hora e 20 minutos, até ao local do resgate. O tripulante foi transportado pelo EH-101 “Merlin” da FAP para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto (ICAO: LPPR).
Tendo largado do porto de Kourou, na Guiana Francesa, a 23 de Outubro 2024 (onde havia chegado a 21 de Outubro de 2024), o “Canopée” (IMO 9924120), navegava, aquando do resgate, cerca das 11:20 UTC de 3 de Novembro de 2024, a 9,3 nós com rumo 118° (E/SE). Navega actualmente, pelas 09:36 UTC de 4 de Novembro de 2024, com rumo 353.9° (Norte) a 9,4 nós, a cerca de 65 milhas náuticas de Bordéus (cujo porto tem como destino referenciado).
Trata-se de um navio de carga, Ro-Ro (designação curta para “Roll on – Roll off”, que designa a tipologia de um cargueiro que permite que viaturas possam ser embarcadas e desembarcadas usando os seus próprios meios motrizes), especialmente desenhado para transportar componentes da plataforma aeroespacial Ariane 6, desde portos Europeus para o Centro de Espacial da Guiana (Kouru, Guiana Francesa) na América do Sul. Realizou os seus testes de travessia do Atlântico, de Roterdão (Holanda) para Pariacabo (Guiana Francesa) de 27 de Dezembro de 2022 a 23 de Janeiro de 2023. Receberia as suas velas articuladas en Julho de 2023 e realizaria a sua primeira viagem, com carga de componentes do Ariane 6, com chegada a 3 de Novembro de 2023 à Guiana Francesa.
O percurso estabelecido do “Canopée” inicia-se no porto de Bremen, na Alemanha, onde recolhe o estágio superior do Ariane 6; segue-se Roterdão, na Holanda, onde recolhe a estrutura que protege os satélites; segue-se o Le Havre, em França, onde recolhe o estágio principal e, por último, Bordéus, também em França, onde recolhe os elementos de propulsão sólida. Tem então lugar a travessia do Atlântico, ao longo de cerca de 10 dias, até ao Porto de Pariacabo (Kourou), na Guiana Francesa, de onde os componentes embarcados seguem então, por via terrestre, ao longo dos 3 a 4 kms que os separam da entrada no Centro de Espacial da Guiana.
Desenhado pela VPLP Design (“Van Peteghem e Lauriot-Prévost”, França), construído pela Neptune Marine Projects B.V. (Holanda) e pela Partner Stocznia (Polónia), lançado à água em 2022 com registo em Marselha (França), o “Canopée” desloca 10 000 toneladas com um comprimento de 121 metros, uma boca de 22 metros e um calado de 5 metros. O navio está equipado com 4 “Oceanwings”, contruídas pela AYRO (França), que correspondem a estruturas de vela articuladas e automatizadas com 37 metros de altura e uma superfície de 363 metros quadrados cada (com rotação 360 graus). Conta com propulsão base por dois motores diesel, Wärtsilä 8L32, de 5 150 hp cada. Sustenta uma velocidade máxima de 17 nós (de 12 nós usando apenas as velas).
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”