Ucrânia: Tropas russas tomaram central nuclear de Zaporizhzhia
As tropas russas tomaram a central nuclear ucraniana de Zaporizhzhia, a maior da Europa, informou o regulador nuclear estatal da Ucrânia, acrescentando que a equipa da central controla o estado dos edifícios e garante seu correto funcionamento.
Bombeiros extinguem incêndio em maior central nuclear da Europa
Os bombeiros ucranianos já conseguiram extinguir o incêndio nas instalações da maior central nuclear da Europa, em Zaporizhzhia, causado por bombardeamentos russos, garantiu hoje o Serviço Estatal de Emergências da Ucrânia.
O serviço indicou que os 44 bombeiros e os 11 veículos envolvidos na operação conseguiram extinguir o fogo por volta das 06:20 (04:20 em Lisboa), não se registando qualquer ferido, de acordo com um comunicado publicado na rede social Facebook.
A operação de combate ao incêndio esteve em suspenso durante várias horas, por os bombeiros terem sido impedidos de aceder à central nuclear por tropas russas.
As autoridades ucranianas garantiram que os seis reatores de Zaporizhzhia não foram afetados e que o incêndio atingiu apenas um edifício e um laboratório do local.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, prometeu convocar uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU “nas próximas horas” para discutir o ataque russo a Zaporizhzhia e acusou o Presidente russo, Vladimir Putin, de “ameaçar diretamente a segurança de toda a Europa”, indicou um comunicado, divulgado depois de uma conversa telefónica com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Zelensky acusou Moscovo de recorrer ao “terror nuclear” e de “querer repetir” a catástrofe de Chernobyl.