Quantcast
 
 

UE lança “Horizonte Europa” o maior programa alguma vez realizado na Europa

O programa “Horizonte Europa” foi lançado esta terça-feira, 2 de fevereiro, contando com um orçamento de cerca de 95 mil milhões de euros para atividades de investigação e inovação no período 2021-2027 em toda a Europa.

 
europa
Minister for Science and Technology and Higher Education, Manuel Heitor, on the launch of Horizon Europe and the “Next Generation EU”, at CCB, Lisbon, February 2. PEDRO SA DA BANDEIRA/PPUE


O programa “Horizonte Europa” é o nono programa-quadro europeu de investigação e inovação, sucedendo ao programa “Horizonte 2020” (2014-2020), e será o maior programa alguma vez realizado na Europa. O seu lançamento pela Presidência Portuguesa do Conselho da UE é promovido juntamente com um processo de mobilização de toda a Europa para a sua articulação com fundos estruturais e, sobretudo, com os programas nacionais de recuperação e resiliência
de cada Estado-Membro, em preparação no âmbito do programa “Next Generation EU, 2021-26”.

 
 


Pretende-se que União Europeia venha a liderar a dupla transição verde e digital, em associação com uma recuperação resiliente, através de um Espaço Europeu da Investigação (European Research Area – ERA) renovado, através do aumento efetivo do investimento público e privado em I&D, designadamente no contexto da recente reafirmação pela Comissão Europeia da meta de 3% do investimento público e privado em I&D em termos do produto interno bruto, até 2030.

A implementação do programa “Horizonte Europa” será coordenada pela Direção-Geral de Investigação da Comissão Europeia – DG RTD, na sequência dos anteriores programas-quadros europeus de investigação e inovação. Mais detalhes em https://ec.europa.eu/info/horizoneurope_en.

 
 


No caso de Portugal, a coordenação e divulgação da estratégia de reforço da participação nacional no programa “Horizonte Europa, 2021-27” é feita através da Rede PERIN – “Portugal in Europe Research and Innovation Network”, que inclui as principais agências financiadoras e promotoras, designadamente a FCT, a ANI, a AICIB, a PT Space, a Agência ERASMUS e a DGES, em estreita articulação com os gabinetes de promoção dos programas europeus nas instituições académicas e de investigação, assim como em empresas, associações empresariais e centros de incubação de empresas e instituições de interface.


Portugal tem como objetivo duplicar a participação nacional no programa “Horizonte Europa, 2021-27” face à participação no programa “Horizonte 2020” (2014-2020), e atrair cerca de dois mil milhões de euros para atividades de investigação e inovação por base competitiva pelos setores público e privado, incluindo PME (comparativamente a cerca de mil e cem milhões de euros atraídos entre 2014 e 2020, através de apoios concedidos no âmbito do programa “H2020”, também em termos competitivos).

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...