Quantcast
 
 

UMinho com forte presença no Festival Literário Utopia

A estreia do Festival Literário Utopia na cidade de Braga vai contar com a Universidade do Minho (UMinho) como uma das entidades parceiras de maior relevância. Serão várias as iniciativas que irão acontecer em espaços da UMinho e vários os intervenientes da instituição convidados a participar nas conferências, apresentações e conversas que irão marcar a programação do festival. Destaque ainda para a Galeria do Paço, em Braga, que irá acolher ao longo de todo o certame, que acontece de 2 a 12 de novembro, as exposições “Reconstituição”, “Múltiplo Leminski”, “Hachiko” e “100 textos em viagem”. As mostras poderão ser visitadas em qualquer um dos dias do festival.

 
Reitoria

Um dos dias mais marcantes do festival acontece a 6 de novembro, segunda-feira, com o ciclo “Democracia & Utopia” que terá lugar no edifício da Reitoria da UMinho, no Largo do Paço, em Braga. Este ciclo arranca às 10h00 com uma “Conversa sobre o desenvolvimento regional e cooperação territorial” que contará com as intervenções da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e do presidente da CCDR-N, António Cunha. A sessão será moderada por Jorge Sobrado que, a partir das 11h15, juntamente com Luís Paixão Martins, irá conversar em torno do livro “Como mentem as sondagens”. Às 12h00, no Salão Nobre do edifício da Reitoria, irá ter lugar a conversa “Democracia, uma utopia com lugar” que juntará o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio. Esta sessão terá na moderação Fátima Vieira, vice-reitora da Universidade do Porto (UPorto).

 
 

Da parte da tarde, pelas 15h00, inicia-se a sessão “A Utopia como Viagem e não como Destino”, um momento que conta com curadoria de Alexandre Quintanilha e que junta num debate com audiência sobre diferentes temáticas o professor da Escola de Medicina da UMinho, Nuno Sousa, a vice-reitora para a Cultura da UPorto, Fátima Vieira, o professor da Faculdade de Ciências da UPorto, Filipe Castro, e o CEO da Unbabel, Vasco Pedro. O dia termina com a sessão “Democracia: uma Utopia realizável” que acontece a partir das 16h30.

Do vasto programa do festival há ainda a destacar, no dia 3 de novembro, nos claustros do Espaço Vita, em Braga, a cerimónia de entrega da 6ª edição do Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga. Em torno desta autora bracarense, o Museu Nogueira da Silva irá acolher no dia 4 de novembro, pelas 10h00, um “Passeio Literário”, um roteiro realizado a pé, pela cidade de Braga, numa proposta desenvolvida em parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte para destacar a obra e vida da escritora Maria Ondina Braga. Do programa constam ainda vários momentos de conversas e workshops que irão ter lugar na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, assim como intervenções de professores da UMinho em talks, podcasts e debates. Todo o programa pode ser consultado na página oficial do Festival Literário Utopia.

 
 

A programação do Festival será composta por conversas, espetáculos, workshops, sessões com escolas, oficinas, entrevistas, exposições, passeios literários e várias outras propostas ao longo dos 11 dias. O Espaço Vita, na cidade de Braga, concentrará grande parte da programação, mas outros espaços como o Theatro Circo, para além da Universidade do Minho, darão também palco a momentos do Utopia que tem o Município de Braga como parceiro principal.

UMinho Editora com seis apresentações de livros

 

A UMinho Editora irá marcar presença de forma significativa na programação do Festival Literário Utopia com seis apresentações que irão decorrer na Galeria do Paço, no Largo do Paço em Braga. A primeira destas acontece no dia 3 de novembro, pelas 18h00, onde João Crispim e o professor da Escola de Engenharia da UMinho, José Gomes Mendes, vão apresentar a obra de sua autoria “Comunidades de Energia Renovável”. No dia seguinte, 4 de novembro, pelas 17h00, Paulo Serra e os professores do Instituto de Ciências Sociais da UMinho, Helena Machado e Moisés de Lemos Martins apresentam ”Políticas de Ciência e da Língua, Publicação Científica e Rankings Académicos”, livro coordenado pelos docentes da UMinho..

No dia 6 de novembro, a Galeria do Paço será palco de mais uma apresentação de um livro, desta feita “The Curriculum of Everything, Critical Studies on Education and Curriculum”, a cargo dos professores do Instituto de Educação da UMinho, José Pacheco e Palmira Alves. No dia seguinte é a vez do diretor da Rede de Casas do Conhecimento da UMinho, José Gabriel Andrade, apresentar a obra “Língua Portuguesa global: Comunicar no panorama mediático luso-brasileiro”. Esta sessão, que arranca às 18h00, contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio. No dia 10 de novembro será a vez da professora da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho, Ana Gabriela Macedo, e do professor da Universidade Católica, Cândido Oliveira Martins, apresentarem a obra “Entre o Medo e a Luz. 2020: um Diário” do professor aposentado do Instituto de Ciências Sociais, José Miguel Braga. A última sessão de apresentações de obras da UMinho Editora está agendada para o dia 11 de novembro, sábado, com José Mendes a apresentar “Regionalização e descentralização em Portugal», obra da autoria do professor da Escola de Economia e Gestão, José Cadima Ribeiro, que estará presente na apresentação.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...