UMinho condecorada pelo Presidente da República com Ordem de Instrução Pública
O Presidente da Républica Marcelo Rebelo de Sousa condecorou ontem, terça-feira, 22 de abril, a Universidade do Minho como Membro-Honorário da Ordem da Instrução Pública, tendo o Reitor Rui Vieira de Castro recebido as insígnias em nome da instituição.
O Reitor da UMinho destaca que “esta distinção torna a universidade Membro Honorário desta ordem honorífica, num momento de particular relevância da sua história assinalado pelas comemorações dos seus 50 anos”. Rui Vieira de Castro acredita que “esta distinção deve inspirar-nos para, nos próximos 50 anos, continuarmos a desenvolver a nossa missão e compromisso com a educação”.
Além do Reitor, a UMinho fez-se representar por Joana Marques Vidal, presidente do Conselho Geral, e ainda por elementos da equipa reitoral, presidentes das Unidades Orgânicas e administradores da instituição, assim como a presidente da Associação Académica da UMinho.
A Ordem da Instrução Pública destina-se a galardoar “altos serviços prestados à causa da educação e do ensino” e é uma ordem honorífica Portuguesa com origem em abril de 1927 com a criação da Ordem da Instrução e da Benemerência, mas que foi posteriormente desdobrada, surgindo em 1929 a atual Ordem da Instrução Pública.
Esta distinção honra, assim, o trabalho realizado pela nossa Universidade ao longo dos 50 anos da sua existência, estendendo-se, por isso, a toda a Comunicação Académica que deu e dá vida à instituição: estudantes, professores, investigadores e técnicos administrativos e de gestão.