UMinho organiza 20º Congresso Internacional de Optometria
A Escola de Ciências da Universidade do Minho promove a 30 de setembro e 1 de outubro o 20º Congresso Internacional de Optometria e Ciências da Visão (CIOCV’2023), que reúne 500 participantes no espaço Vita, em Braga. É o maior evento do género em Portugal e uma referência na Europa. O programa conta com 15 oradores convidados do Reino Unido, Espanha e Portugal, além de 15 comunicações livres, 60 posters científicos e uma área com 25 expositores.
A conferência inaugural é no sábado, às 9h30, com Gonzalo Carracedo, da Universidade Complutense de Madrid, a desvendar as aplicações futuras das lentes de contacto. Seguem-se então divulgações de avanços científicos e de casos clínicos, como o olhar periférico, a deformação da córnea e a visão ligada a dificuldades de aprendizagem, às doenças neurodegenerativas ou ao sistema nervoso central.
Óculos especiais para daltónicos
João Linhares e Dora Marques, do Centro de Física da UMinho, vão também apresentar no sábado, pelas 16h30, um teste online de visão das cores e a evidência científica sobre óculos especiais para daltónicos. Na agenda de domingo destacam-se duas palestras: às 15h00, conhece-se os últimos avanços nos transplantes de córnea, com o cirurgião Nicolas Alejandre, do Hospital Fundação Jiménez-Díaz; e, às 15h30, o diretor clínico da Clinsborges, Salgado Borges, alerta para a “epidemia” do olho seco, que afeta já 15% dos adultos no país. A entrega de diplomas e prémios científicos fecha o evento.
“Este congresso é muito importante nas ciências da visão e tem habitualmente uma forte participação de profissionais e estudantes, que assim conhecem os avanços científicos, interagem com investigadores ou com o mercado e podem também apresentar os seus trabalhos”, explica o professor Jorge Jorge, que coordena a iniciativa com Madalena Lira, Paulo Fernandes e Miguel Ribeiro. O site oficial é ciocv.fisica.uminho.pt .