UMinho promove semana internacional com participantes de 22 países
A Universidade do Minho organiza de hoje até sexta-feira, no campus de Gualtar, a 5ª edição da “UM_INT: UMinho INTernational Week”, que junta 46 representantes de 26 universidades parceiras, no âmbito dos projetos Erasmus+ International Credit Mobility, coordenados pela UMinho: UMove(ME), JAMIES e PEERS. A iniciativa visa a partilha de experiências e boas práticas na área da internacionalização da educação, e inclui painéis temáticos, workshops, reuniões individuais com Escolas, Institutos e Unidades de Serviços, visita ao campus e atividades lúdicas.
Esta manhã os participantes foram recebidos pela vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares e a diretora do Serviço de Apoio à Internacionalização, Ana Esteves. Foi ainda dada a conhecer aos visitantes a UMinho e a sua estratégia de internacionalização. O primeiro dia terminará com uma atividade de networking e convívio, acompanhado da atuação dos Bomboémia.
No dia 6, o grupo irá ser recebido pelo reitor, Rui Vieira de Castro, no Largo do Paço, seguindo-se uma visita à Biblioteca Pública de Braga, Museu Nogueira da Silva, Galeria do Paço (onde está patente uma exposição evocativa do centenário de Maria Ondina Braga) e à Loja UMinho.
O programa conta ainda com a apresentação – “Innovating learning and teaching at UMinho: stories of partnerships, communities and engagement” – a cargo do pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, o seminário promovido pelo BabeliUM – Centro de Línguas da UMinho sobre comunicação e práticas interculturais; um workshop focado em “How to prepare an Erasmus+ Action 2 application. “Let’s submit an Erasmus+ Project”, o seminário dedicado ao tema “How to encourage students, teachers and administrative staff to participate in mobility”, entre outras intervenções.
Os participantes são provenientes de 22 países: África do Sul, Albânia, Argélia, Arménia, Bielorrússia, Cabo Verde, Cazaquistão, Cuba, Geórgia, Indonésia, Jordânia, Kosovo, Laos, Líbano, Malásia, Moçambique, Palestina, Peru, Tailândia, Tunísia, Uruguai e Vietname.