UMinho quer promover envolvimento cívico dos seus estudantes
Será através da dotação de competências digitais que a Universidade do Minho (UMinho) pretende capacitar os seus estudantes para uma cidadania digital mais ativa. A UMinho é uma das instituições de ensino superior que integra um projeto europeu que tem como objetivo envolver os docentes e órgãos de gestão das universidades europeias na promoção desta temática.
A Associação Académica da UMinho é um dos parceiros associados deste projeto que é coordenado pela Universidade de Viena (Áustria) e financiado pelo programa Erasmus + da Comissão Europeia. O mesmo tem como fundamento uma formação regular e transversal dos estudantes que esteja alinhada com a capacitação dos estudantes com ferramentas digitais que lhe permitam um envolvimento cívico mais ativo.
O “Students as Digital Civic Engagers” irá decorrer até 2022 e propõe aumentar a consciencialização e compromisso em relação aos benefícios do envolvimento cívico digital dos estudantes em 240 instituições de ensino superior na Europa. As entidades que integram o projeto pretendem ainda dotar cerca de 200 docentes com ferramentas e mecanismos que possibilitem um maior envolvimento cívico dos jovens, maximizando assim o número de estudantes com cidadania digital estimulada ao longo do seu percurso académico. Ao longo de dois anos prevê-se a criação de um guia digital para os estudantes e de uma base de trabalho, com mecanismos e ferramentas de trabalho identificados, que será fornecida aos docentes para que possam explorar este propósito nas suas atividades de ensino e investigação.
Para além da UMinho e da Universidade de Viena, participam ainda neste projeto europeu a Universidade de Tartu (Estónia), European Universities Continuing Education Network (Bélgica), Momentum Marketing Services Limited (Irlanda) e Canice Consulting (Reino Unido).