UMinho recebe conferência do Programa UT Austin Portugal
A Universidade do Minho (UMinho) acolhe esta sexta-feira, dia 20 de setembro, a partir das 10h, a Conferência Anual do Programa UT Austin Portugal que tem como tema “Create Knowledge. Foster Change: Towards a New Decade of Joint Achievements”. As sessões são dirigidas a toda a comunidade académica, de investigação e empresarial do país e decorrem no auditório da Escola de Economia e Gestão, no campus de Gualtar, em Braga.
A conferência, que vai contar com a presença de 140 especialistas, traz a Portugal, para a sessão plenária, Robert A. Peterson, da Universidade do Texas em Austin (UT Austin), o grande impulsionador da iniciativa que deu a Portugal o Minho Advanced Computing Center (MACC), o primeiro supercomputador do país, batizado de BOB, precisamente em homenagem a Peterson.
A sessão de abertura acontece às 10h30 e vai contar com as intervenções do reitor, Rui Vieira de Castro, do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, do diretor nacional do Programa UT Austin Portugal, José Manuel Mendonça e do membro do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Nuno Feixa Rodrigues. Em destaque na agenda do evento estarão ainda duas masterclasses temáticas. A primeira vai abordar o tema da Computação Quântica e a segunda os Nanomateriais, no contexto dos têxteis inteligentes. Estes dois momentos vão decorrer no edifício do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-sustentabilidade e são organizados e conduzidos por especialistas provenientes de instituições de investigação em Portugal, UT Austin e ainda da Alemanha.
Paralelamente, no Restaurante Panorâmico da UMinho, estará exposta uma sessão de posters durante a qual serão apresentados projetos de I&D cobrindo as cinco áreas de conhecimento deste programa (computação avançada, física médica, nanotecnologias, interações Espaço-Terra e inovação tecnológica e empreendedorismo).
Programa UT Austin Portugal estimula a colaboração internacional entre investigadores, professores, estudantes e empresas
O Programa UT Austin Portugal está desde 2018 sob a gestão do INESC TEC, sendo a UMinho um dos seus associados. O Programa tem como codiretor nacional o professor do Departamento de Informática da UMinho, Rui Oliveira e assume como objetivo, desde 2007, a promoção de novas fronteiras de conhecimento em temas emergentes em todo o mundo, através do desenvolvimento de atividades de ensino, investigação e comercialização de tecnologia de alto nível e resulta de uma parceria entre a FCT e a UT Austin, apoiado pelo MCTES e em colaboração com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).
O programa procura estimular e reforçar a colaboração eficaz entre investigadores, professores, estudantes e empresas através de projetos de I&D colaborativos e oportunidades de ensino e formação de alto nível, promovendo e permitindo um envolvimento mais profundo na rede multidisciplinar entre Portugal e o ecossistema da Universidade do Texas, do qual a UT Austin faz parte.