Quantcast
 
 

Vencedores do ACTUM apresentam projectos no Centro da Juventude de Braga

Os dez projectos vencedores do ACTUM – Convocatória Aberta de Projectos Artísticos, na área da Música e das Artes Performativas vão ser apresentados ao público entre 21 e 23 de Outubro, no Auditório do Centro de Juventude de Braga.

 
actum

Todos os espectáculos são de estrada livre e gratuita, mas de inscrição obrigatória através do link cmbcultura.eventbrite.com

 
 

A primeira apresentação está marcada para as 21h30, do dia 21 de Outubro. Trata-se do espectáculo de música “o Cofre do Desassossego” a cargo de Karla Fabiane Izidro. Segue-se, pelas 22h30, a Performance Audiovisual Lanza-Rote do Coletivo Kindergarten.

No dia 22, as apresentações iniciam pelas 17h00, com o espectáculo de dança “Dança-me as tuas palavras”, da Escola de Dança, Ent’Artes. Pelas 18h30, é apresentado o projecto de Artes Performativas “Marte A Mar” com Ana Paula Leite, Lúcia Lopes e Sabrina Rebelo. Pelas 21h30, sobe ao palco Adriana Moreira, com “Saramago em Fado”. A noite termina com a peça de teatro “Açúcar”, com Francisco Belarmino da Silva Júnior.

 
 

A maratona de cultural continua no dia 23, a partir das 17h00, com o espectáculo musical “O Violoncelo de Saramago”, de Raquel Alves e Sónia Amaral. Pelas 18h30, é a vez da Cooperativa de Ensino Artístico apresentar a peça de teatro “As Irmãs”. Pelas 21h30, Luciana Mello & Orchestra Falsa apresentam a Performance Spoken Word. As apresentações terminam pelas 22h30 com a peça de teatro “Herdeiros de Saramagos” de Tiago Fernandes.

Refira-se que o ‘ACTUM – Convocatória Aberta de Projectos Artísticos’ é uma medida de apoio à criação e fruição artísticos, destinada aos artistas e aos agentes culturais bracarenses, nos domínios da música e artes performativa e das artes plásticas e visuais, promovida pelo Município de Braga. A sua terceira edição teve como temática a vida e obra e obra de José Saramago por ocasião do centenário do seu nascimento.

 

No que respeita à área das Artes Plásticas e Visuais, à produção de obras na área da pintura, da escultura, do desenho, da instalação, do vídeo ou da fotografia, Foram premiados 19 artistas, cujos trabalhos serão expostos na Casa dos Crivos.

Os vencedores podem ser conhecidos no portal do Município de Braga ou através do link https://bit.ly/3rElplw

 

Para além da apresentação pública dos seus trabalhos em espaços nobres da Cidade, os vencedores foram ainda contemplados com valores monetários, (mil euros no caso da música e artes performativas e 500 euros no caso das artes plásticas e visuais).

O programa «ACTUM – Convocatória Aberta de Projectos Artísticos» nasceu em 2020, e já apoiou cerca de uma centena de artistas e entidades bracarenses nas áreas da Música, Artes Performativas, Artes Plásticas e Visuais, envolvendo o investimento municipal de perto de 50 mil euros.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...