Vieira do Minho recebeu galardão de “Autarquia + Familiarmente Responsável”
Vieira do Minho recebeu galardão de “Autarquia + Familiarmente Responsável”
O Município de Vieira do Minho é um dos 37 municípios galardoados com a Bandeira Verde com Palma, uma distinção do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis para as autarquias que são consideradas “amigas” das famílias.
O galardão foi entregue hoje ao presidente do Município Vieirense, António Cardoso, na cerimónia que decorreu no Auditório da Fundação do Centro de Estudos e Formação Autárquica, em Coimbra.
O Município de Vieira do Minho foi distinguido com a “Bandeira Verde com Palma”, pelo terceiro ano consecutivo, insígnia reservada apenas às autarquias que conseguem manter ou incrementar as suas políticas de apoio às famílias três ou mais anos consecutivos. Das 58 bandeiras atribuídas este ano, apenas 37 mereceram a mais alta distinção e Vieira do Minho faz parte do grupo.
Os critérios para a classificação dos municípios como familiarmente responsáveis são diversos. É de salientar que este prémio valoriza as autarquias que ao longo do ano tenham tido políticas positivas de responsabilidade familiar, tais como o apoio à maternidade, apoio às famílias com necessidades especiais através do aconselhamento ou do apoio domiciliário, serviços básicos, educação e formação.
Vieira do Minho distingue-se por um conjunto de iniciativas promovidas que contemplam, por exemplo: oferta de manuais escolares aos alunos do 1º ciclo; criação de uma bolsa de manuais escolares do 5º ao 12º ano de escolaridade; gratuitidade de refeições escolares a todos os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo; gratuitidade de transportes escolares a todos os alunos desde a Educação Pré- Escolar até ao 12ºano; pagamento de Bolsas de Estudo aos alunos universitários; apoio ao pagamento de medicamentos a idosos e a doentes crónicos; apoio ao arrendamento urbano e apoio à habitação; incentivo à natalidade; e dinamização do Espaço Jovens ao Leme, dos Centros de Convívio e Lazer e da Universidade Sénior.
António Cardoso, referiu no final na cerimónia que é com “manifesta satisfação e responsabilidade acrescida que a Autarquia acolhe, uma vez mais, esta distinção que reconhece a ação diária do Município em matéria de trabalho de proximidade aos cidadãos”.
O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias em matéria de responsabilidade familiar.