Vieira do Minho viu aprovado dois projectos âncora no âmbito do NORTE 2020!
O NORTE 2020 (Programa Operacional Regional do Norte) reforçou o apoio aos cinco Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE) que deverão incutir uma maior dinâmica na economia local das sub-regiões consideradas menos competitivas da região. O financiamento foi hoje apresentado no PINTA – Parque Ibérico de Natureza e Aventura de Vimioso, numa sessão pública presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, no contexto da iniciativa “Governo Mais Próximo”.
O Município de Vieira do Minho viu aprovado dois projectos âncora, o Centro de BTT da Cabreira com um investimento total de 104.019,59€ e a Construção de ancoradouro na albufeira da caniçada para o barco turístico com um investimento total 315.559,88€, ambos os projectos apoiados em 75% pelo PROVERE.
No total, serão aplicados 54,5 milhões de euros em investimentos considerados “projetos-âncora” a implementar por instituições locais, como municípios, entidades intermunicipais e associações de desenvolvimento local.
Cada PROVERE assume-se como um plano de marketing territorial para cada uma das cinco sub-regiões – “Alto Tâmega”, “Douro”, “Alto Minho, Cávado e Ave”, “Terras de Trás-os-Montes” e “Tâmega e Sousa e territórios de baixa densidade da AMP” –, prevendo ações como a requalificação de património cultural, a promoção de rotas turísticas, a revitalização de infraestruturas termais, a aposta em ecovias e passadiços ou a promoção de produtos locais.
O reforço do financiamento das Estratégias PROVERE, inicialmente previsto de 34,5 milhões de Euros, resulta de uma reprogramação das verbas do NORTE 2020 e da revisão em baixa atribuída a instrumentos financeiros de apoio a empresas e à revitalização urbana. Com este aumento de verbas, as instituições que participam nos PROVERE foram convidadas a ampliar o número de projetos-âncora para a sua sub-região, devendo formalizar até 30 de junho o pedido de apoio.