Vila Verde disponibiliza mais de 400 mil euros para apoiar clubes e atletas federados
Apoios para futebol sénior e de formação, hóquei em patins, taekwondo, atletismo e trail
A Câmara Municipal de Vila Verde aprovou um programa de cooperação com as organizações desportivas do concelho, para apoio às atividades federadas na época em curso. A autarquia prevê disponibilizar uma ajuda financeira superior a 400 mil euros, abrangendo milhares de crianças e jovens.
Além do futebol sénior e de formação, o programa de apoio financeiro do Município contempla atividades como hóquei em patins, taekwondo, atletismo e trail. As verbas destinam-se a comparticipar inscrições, seguros e equipamentos, garantindo ainda subsídios para ajudar nas despesas de funcionamento dos clubes.
O vereador Patrício Araújo, responsável pelo pelouro municipal do desporto, reuniu com representantes de todos os clubes para concertar e explicar a concretização do novo programa de cooperação, vincando a preocupação com a sustentabilidade das coletividades e o impacto do desporto para a elevação dos níveis de qualidade de vida e progresso social do concelho.
Num município marcado pela ampla implantação de organizações e estruturas desportivas disseminadas por todo o território, Patrício Araújo referiu-se às coletividades como “agentes e parceiros ativos incontornáveis no processo de desenvolvimento desportivo, cultural, recreativo e social do concelho”.
“Enquanto escola de formação orientada por princípios éticos, de justiça e solidariedade e de interiorização de valores, como o esforço e o mérito, o empenho e a persistência na busca de objetivos, o desporto constitui um importante fator de inclusão e progresso social e humanista, com particular impacto na valorização de competências dos nossos jovens”, defendeu.
O autarca sublinhou que “a atribuição de subsídios às coletividades desportivas assenta no pressuposto de que contribui para a melhoria das instalações desportivas e da qualidade das atividades prestadas à comunidade”.
O valor global em termos de inscrições de atletas ronda os 45 mil euros, a que acrescem cerca de 110 mil euros para equipamentos. O volume em termos de subsídios atribuídos às coletividades é na ordem dos 250 mil euros.
Para aquisição de vestuário desportivo, o Município disponibiliza uma verba até 34 euros por atleta, que compreende equipamento de jogo, composto por camisola, calções e meias e fato de treino.
O Município assume ainda a comparticipação do valor referente ao pagamento das inscrições dos atletas: no caso do futebol até ao limite de 23 atletas para os escalões juniores, juvenis e iniciados; e 15 atletas para os escalões infantis, escolas, pré-escolas, minis (benjamins, traquinas, petizes, escolinhas). Estão também incluídas as inscrições no Inatel para os atletas menores de 18 anos.
Neste programa participam clubes como GCDR de Lanhas, GRD da Ribeira do Neiva, ACRD de Vilarinho, Vilaverdense FC, ACRD Pico de Regalados, Os Regadinhas de Freiriz, AD de Aboim, GD de Prado, GDR Marrancos, ACDR de Oleiros, AD da Lage e ADCR de Turiz.