Vinte e nove eco-escolas de Braga galardoadas com a Bandeira Verde
O Município de Braga tem fomentado, a cada ano lectivo, o projeto Eco-Escolas. O investimento contínuo neste programa permitiu que as Eco-Escolas no concelho de Braga crescessem 50 por cento em 2021-2022, existindo agora 33 Eco-Escolas.
Desde 2013 que a Autarquia desenvolve um conjunto alargado de iniciativas de educação ambiental com a comunidade escolar, tendo como escopo a diminuição da pegada ecológica.
Graças ao trabalho em rede e da excelente cooperação com a comunidade educativa, 29 das 33 Eco-Escolas do Município de Braga serão galardoadas com a Bandeira Verde no dia 10 de outubro, em Torres Vedras.
As escolas da rede pública e privada e as escolas profissionais galardoadas são as seguintes: Centro Escolar São Frutuoso, Colégio Alfacoop, Colégio Teresiano, Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, EPB – Escola Profissional de Braga, Escola Básica da Sé, Escola Básica de Braga Oeste, Escola Básica de Lamaçães, Escola Básica Dr. Francisco Sanches, Escola Básica Mosteiro e Cávado, Escola Básica Trigal Santa Maria, EB2/3 André Soares, EB2/3 de Celeiros, EB2/3 de Gualtar, EB2/3 de Nogueira, EB2/3 de Palmeira, EB2/3 de Real, EB2/3 Frei Caetano Brandão, Escola Básica de Frossos, EB n.º1 de Real, EB das Parretas, Escola Europeia de Ensino Profissional, Escola Profissional Profitecla, Escola Secundária Alberto Sampaio, Escola Secundária Sá de Miranda, Externato Paulo VI, Jardim de Infância da Goja (Frossos), Jardim de Infância de Parada de Tibães, Jardim de Infância Quinta das Hortas, Jardim-Escola João de Deus.
O Vereador do Ambiente, Altino Bessa, congratula-se com o sucesso que as Eco-Escolas de Braga têm tido a nível nacional. “Somos um exemplo na esfera das boas práticas. O facto de 29 das 33 Eco-Escolas do nosso Concelho serem galardoadas com a Bandeira Verde é um enorme motivo de orgulho e regozijo”, refere.
Segundo Altino Bessa, esta conquista reflecte o “trabalho incessante de tantos os que se têm envolvido nesta que é também uma causa ambiental e que envolve a comunidade educativa no seu todo”.