Web Summit 2023 com foco no aumento das Startups
A Web Summit anunciou que a nova edição do seu principal evento em Lisboa irá acolher 70.236 participantes de 153 países diferentes, com 2.608 empresas , o maior número até agora registado, envolvidas no programa de startups.
A Altice Arena tem mais uma vez a oportunidade de receber a maior conferência de tecnologia do mundo, com o intuito de discutir e debater ideias para o futuro. Os diversos grupos de CEOs, startups e investidores participará em 1.180 reuniões de investimento para startups, 70 masterclasses, 17 competições PITCH (apresentações verbais sobre empresas) , 25 eventos noturnos, além de festas Night Summit nos bairros mais emocionantes da cidade. Em relação ao ano passado, a Web Summit expandiu o espaço total do evento em 5%, para aproximadamente 215.000 metros quadrados, o equivalente a 1.099 campos de ténis.
Além disso, Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) estima que a taxa de ocupação dos hotéis da Grande Lisboa durante a Web Summit, de 13 a 16 de novembro, será “em média, superior a 85%”.
A nova edição destaca-se pelo número recorde de 2.608 empresas startups, originárias de 93 países dispares, que apresentarão os seus modelos de negócio e inovações ao mundo nos próximos 3 dias. As empresas promissoras foram escolhidas entre milhares de candidatos e representam 30 industrias diferentes. Destas 2600 empresas, 250 participarão no programa impact, que consiste em Startups que pretendem ter um impacto positivo nas suas comunidades, industrias e ecossistemas; Outras 800 startups aprenderão com 100 horas de aulas de Mentoria, realizadas por lideres e especialistas do seu campo de saber. Das industrias mais representadas nestas empresas Startups temos Saas (Software como um serviço), IA (Inteligência artificial), maquinas que se autoeducam, tecnologias ligadas ao bem estar e à saúde, serviços financeiros, tecnologias limpas e sustentáveis.
Outro elemento de destaque nesta edição é a quantidade de mulheres que nela vão participar. 43% das pessoas que vão comparecer e 38% dos palestrantes são mulheres, sendo este último respetivamente a percentagem mais alta das últimas edições. Além disso, um terço das Startups expostas foram fundadas por mulheres empreendedoras.
321 parcerias globais serão expostas ao longo do evento, com o propósito de explorar novas oportunidades de negócio e descobrir novas tecnologias emergentes que impulsionarão os seus futuros negócios. Entretanto, 32 países, tanto Europeus, como Asiáticos, Africanos, Norte e Sul Americanos, enviaram delegações de investimento estrangeiro para o Web Summit 2023. Além destas delegações, 17 agências de investimento regionais e locais também tomarão parte no evento.
Salienta-se também o facto da Web Summit estar a colaborar com 37 parceiros comunitários, que incluem a Amos Bursary, Djassi Africa e Lean in de Portugal, que têm o objetivo de de apoiar e priorizar pessoas sub-representadas em toda a indústria tecnológica.
906 investidores de 52 países tomaram parte no evento deste ano, participando, no mínimo, em 1.180 reuniões com as várias startups. 806 oradores de 50 países falarão no Web Summit, e 2.129 meios de comunicação de 69 países diferentes também estarão presentes para documentar o evento.
806 oradores de 50 países falarão no Web Summit ao longo do evento, e 2.129 meios de comunicação de 69 países também estarão presentes. Os principais palestrantes incluem o presidente da Signal, Meredith Whitaker, o ex-boxeador profissional e embaixador digital de Kiev Wladamir Klitschko, o consultor de segurança da Nym Technologies, Chelsea Manning, o presidente do Alibaba.com, Kuo Zhang, e o fundador da Wikipedia, Jimmy Wales. O âmbito das suas palestras focar-se-á na discussão e debate do futuro das suas indústrias ao longo de 27 temas.
A Web Summit estabeleceu parcerias com 20 organizações de comunicação social, incluindo RTP, O Globo, CNBC, Washington Post, Politico e Al Jazeera.
A Web Summit 2023 já é a oitava edição do evento que se realiza em Lisboa, tendo ganho, desde da sua origem em 2009, o titulo da maior e melhor conferência tecnológica do planeta. A Web Summit organiza os maiores eventos de tecnologia, conectando pessoas e ideias que mudam o mundo. Os seus eventos já reuniram meio milhão de pessoas através do Web Summit na Europa, Web Summit Rio na América do Sul, Collision na América do Norte, Web Summit Qatar no Médio Oriente e RISE na Ásia. Sempre com o objetivo de criar software que permita conexões significativas entre CEOs, fundadores, investidores, meios de comunicação, políticos e figuras culturais.