XV Carrilheiras de Barroso

Cinco anos volvidos, estão de volta as Carrilheiras de Barroso, evento de referência na promoção do património natural e cultural do concelho de Montalegre. Dois dias de puro contacto com a mãe natureza onde os participantes podem desfrutar de percursos pedestres já implementados, contactar com a rica biodiversidade local e conhecer os usos e costumes das aldeias do território barrosão. O evento acontece este fim de semana. As inscrições decorrem até quarta-feira.

 

PROGRAMA

 
 

Sábado | 21 maio 

Trilho Pastoreio – Pitões das Júnias
Encontro: 09h00 – Largo do Eiró, Pitões das Júnias

 
 

Este trilho pode ser realizado com três distâncias diferentes: 15,5km, 9km e 8 Km, todos eles com início e término no largo da aldeia.
Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), é possível desfrutar de uma paisagem magnífica, originada pelos magistrais picos da serra e os carvalhais seculares engalanados pelos seus líquenes e musgos verdejantes. O caminhante pode ainda visitar monumentos e construções comunitárias que em tempos serviram de apoio à atividade agrícola e pastoreio. Opte pelo percurso adequado à sua condição física. Sendo um percurso de montanha, em que o relevo acidentado e o tipo de piso irregular aumentam a dificuldade, é muito importante estar preparado fisicamente.

Domingo | 22 maio

 

Rota dos Lagares Rupestres – Vilar de Perdizes
Encontro: 09h30 – Capela de Santa Marinha, Vilar de Perdizes

Rota de circular com 5,5Km de extensão e alguns desvios que permitem a visita a lagares escavados na rocha entre outros pontos de interesse. Desenvolve-se por caminhos agrícolas, por vezes ladeados por muros de “pedra seca”, com a montanha como paisagem de fundo. Este é um percurso solidário, cujo valor da inscrição reverterá na íntegra para a CERCIMONT.

Notas:– Os percursos estão devidamente sinalizados segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
– Este evento não tem caráter competitivo.
– Inscrições | Até 18 maio (Inclui: participação nos trilhos, seguro de acidentes pessoais, almoço convívio e lembrança individual).

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...