Quantcast
 
 

“1, 2, 3 Vamos Brincar Outra Vez” é um projeto com intencionalidade pedagógica

No seguimento da apresentação no dia 11 de setembro, por parte dos Serviços de Educação do Município da Póvoa de Lanhoso, do Projeto “1, 2, 3 Vamos Brincar Outra Vez”, realizou-se no dia 12 de setembro, uma visita de trabalho ao Município de Torres Vedras.

 

Este é o município que lidera o Grupo de Trabalho do Brincar, desenvolvido no âmbito da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, da qual a Póvoa de Lanhoso também faz parte, tendo já implementado um trabalho exaustivo e consolidado na temática do Brincar.

 
 

A visita, que contou com a presença do Diretor e Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, da Diretora do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, coordenadores, professores, educadoras, assistentes operacionais, e técnicos escolares e municipais, foi uma oportunidade de observar “in loco” um exemplo inspirador do Brincar na vida escolar, de forma planeada, participada e sustentável.

Depois do acolhimento efetuado pela equipa municipal e a receção por parte da Presidente do Município de Torres Vedras, Dr.ª Laura Maria Jesus Rodrigues, o grupo teve a oportunidade de conhecer as boas práticas desenvolvidas pelo município no domínio do brincar e visitar ainda a Escola Básica do Ramalhal. Este estabelecimento de ensino é tido como referência no que ao brincar livre diz respeito, tendo a mesma sido concebida de raiz com esse propósito, num trabalho conjunto entre o município e o renomado especialista, Dr. Carlos Neto e a sua equipa, na área do Brincar Livre.

 
 

Esta visita constituiu, assim, uma oportunidade de observar in loco um exemplo inspirador no que ao integrar o Brincar na vida escolar de forma planeada, participada e sustentável concerne.

O projeto “1, 2, 3 Vamos Brincar Outra Vez” visa também promover a integração do Brincar no meio escolar, promovendo a adaptação dos espaços escolares, a capacitação dos profissionais e o envolvimento das famílias. Pretende-se que, tanto a escola como a comunidade, se tornem territórios amigos do Brincar, onde todas as crianças tenham a oportunidade de crescer de forma equilibrada, saudável e feliz.

 

Na apresentação do mesmo, aquando da iniciativa “Direitos das Crianças: Direito a Participar e a Brincar” que decorreu no Centro Interpretativo Maria da Fonte, a Vereadora da Educação, Fátima Moreira, referiu que a sua implementação “é uma oportunidade de trazer a brincadeira e o brincar com intencionalidade pedagógica para as nossas escolas, com alcance de todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar até ao secundário, convocando todos à participação”.

Acrescentou ainda que “este desafio é ainda mais ambicioso num ano letivo em que as normas de utilização dos telemóveis nas escolas vão assumir contornos diferentes, quebrando hábitos e fazendo surgir uma janela de oportunidade para novas atividades para ocupação das crianças e jovens”.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não