Quantcast
 
 

10 formas de reutilizar e reciclar sacos de plástico

Os sacos de plástico devem ser reutilizados e reciclados ao longo da sua vida útil. Veja 10 ideias para os aproveitar ao máximo.

 

Reutilizar e reciclar são conceitos ligeiramente diferentes, mas que contribuem para o mesmo fim: reduzir o desperdício e aproveitar o mais possível os recursos disponíveis.

 
 

O plástico é um material altamente moldável, adaptável, durável, flexível, leve e barato. As suas propriedades fazem com que seja muito utilizado a nível global, nas mais diversas indústrias e atividades.

Um saco de plástico pode (e deve) ser reutilizado diversas vezes ao longo da sua vida útil, cumprindo as funções para as quais foi concebido: transportar bens ou produtos de um lado para o outro: da mercearia para casa com as compras da semana; de casa para o escritório com o almoço do dia; do escritório para a escola com material didático. E daí por diante.

 
 

Mas quando o saco de plástico já estiver gasto, o que fazer com ele? O mais usual é reencaminhá-lo para o ecoponto amarelo. No entanto, há outros usos que ainda pode atribuir a este material tão resistente e versátil.

Como reutilizar sacos de plástico

Deixamos 10 ideias de como reutilizar sacos plásticos, mesmo quando já não servem para as compras do dia-a-dia. Veja as nossas sugestões:

 

1. Reutilizar como saco de lixo

Um saco de plástico de compras normal poderá ser reutilizado como saco de lixo, ou pelo menos para forrar o fundo do caixote de lixo. Se o seu cesto de lixo for demasiado grande, também poderá deitar os resíduos diários em sacos separados, atar e deitar no cesto. Deste modo, evita a acumulação de cheiros desagradáveis e ter de ir deitar o lixo fora todos os dias.

2. Esvaziar o aspirador

Se tem um aspirador sem saco, pode usar um saco de plástico normal para esvaziar o recipiente de pó. Não se esqueça de retirar o filtro e de limpar o interior do reservatório com um pano húmido antes de o colocar novamente no aspirador.

 

3. Proteger a roupa

Se vai pintar paredes, tratar do jardim ou fazer as limpezas semanais lá em casa, os sacos de plástico usados podem ajudar a proteger a sua roupa de manchas e nódoas. Basta envolver as pernas ou os braços com o saco, segurar com um pouco de fita adesiva e dedicar-se às suas tarefas, sem receio de salpicos e sujidade.

4. Armazenar e proteger utensílios

Pincéis, espátulas, chaves de fendas, martelos, chaves e outras ferramentas de trabalho devem ser limpas e mantidas em local seco. Ao envolver as ferramentas individualmente em pedaços de plásticos feitos a partir de sacos de compras, está a prolongar a sua vida útil e a protegê-las do pó e humidade.

 

5. Arrumar vestuário e calçado

Na mudança de estação, tenha o hábito de arrumar sapatos, casacos ou roupa de cama, protegendo as peças de roupa ou calçado com sacos de plástico. Desta forma, evita a acumulação de pó e que fiquem sujas em contacto umas com as outras.

6. Fazer um viveiro

Durante o inverno, em especial quando há geadas, as plantas mais sensíveis precisam ser envolvidas em material protetor. Plantas tropicais e de folhagem delicada, suculentas e árvores de frutos tropicais são exemplos de espécies que devem ser protegidas. Não sendo possível transportá-las para dentro de casa ou colocadas numa estufa, experimente usar garrafas e sacos de plástico. São uma forma barata e eficaz de garantir algum isolamento térmico e reter o calor do dia.

7. Forrar a caixa de areia do gato

Outro fim que pode dar aos sacos de plástico é forrar a caixa de areia do seu gato. Além de contribuir para a diminuição do cheiro, facilita a mudança da areia suja e a limpeza geral das instalações sanitárias dos felinos.

8. Criar decorações

Um projeto engraçado de fazer com as crianças é aproveitar restos de sacos de plástico, sobras de papel, cápsulas de café e outros resíduos do dia a dia para criar algo novo. Quer se aproxime uma ocasião festiva, como um aniversário ou o Natal, quer tenha algum tempo livre, pesquise como fazer bijuteria, decorações e outros objetos úteis a partir de materiais de embalagens.

9. Enchimento de malas

Tem vários sacos que já não usa e não os quer deitar fora? Há sempre uma função útil a atribuir. Experimente compactar o plástico para encher e manter a forma de malas, botas, sapatos, etc.

10. Separar de resíduos

Aproveite os sacos que já não usa para fazer a separação de resíduos em casa ou no local onde trabalha. Tal como num ecoponto, divida os resíduos por papel, vidro, plástico e metal, cada um no saco respetivo. Assim, quando chegar ao centro de reciclagem, é só despejar.

Se gostou destas ideias, veja mais artigos sobre sacos e embalagens neste blog. E não se esqueça: reduzir; reciclar, reutilizar!

Comentários

comentários

Você pode gostar...