Quantcast
 
 

Atribuído o terceiro prémio nacional ´Muros com Vida´ da ABAE

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) atribuiu ao Município de Braga o terceiro prémio pela forma como dinamizou o desafio “Muros com Vida”, nomeadamente procedendo à divulgação do mesmo entre todas as suas Eco-Escolas, oferecendo as tintas necessárias à sua execução e colocando a circular entre as escolas inscritas os logotipos a pintar. A isso juntou-se a divulgação dos resultados nos órgãos de comunicação local.

 

Este concurso teve como objectivo premiar os Municípios que se apresentassem mais dinâmicos e mais facilitadores junto das Eco-Escolas do seu concelho para a pintura por parte destas dos muros (dentro ou fora da respectiva escola). 

 
 

Em Braga inscreveram-se as seguintes Eco-Escolas: Profitecla, EB de Gualtar, Escola Básica da Sé, Centro Escolar de S. Frutuoso, Alfacoop, Escola Básica Trigal de Santa Maria, Jardim de infância da Goja (Frossos), Jardim de Infância Quinta das Hortas, Colégio Luso-Internacional de Braga, Escola Básica de Lamaçães, Escola Básica Mosteiro e Cávado e Escola EB 2,3 André Soares. Nem todas conseguiram executar as pinturas até fins de Junho, ficando de o fazer em Setembro, momento de regresso dos alunos às respectivas escolas.

O projecto “Muros com Vida” foi lançado pela ABAE na Década da Restauração de Ecossistemas das Nações Unidas (2021-2030) com o intuito de contribuir para alertar e mobilizar a comunidade para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, com repercussões nas alterações climáticas e na extinção em massa de várias espécies.

 
 

O projecto assenta no entendimento da importância da rua enquanto suporte das dinâmicas dos municípios e elemento estruturante e agregador do espaço público, como espaço de educação, espaço de arte, espaço de contemplação e espaço de partilha e comunicação dos princípios de sustentabilidade.

O município, as escolas e toda a comunidade são desafiados a trabalhar no sentido de promover a preservação e valorização dos ecossistemas, através da arte urbana.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...