28.ª Festa da Orelheira e do Fumeiro em contagem decrescente
Cabeceiras de Basto prepara-se para três dias de animação
Cabeceiras de Basto volta a celebrar o melhor da tradição gastronómica e cultural da região com a 28.ª edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro, que decorre de 13 a 15 de fevereiro de 2026 no Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos. O evento, organizado pelo Município de Cabeceiras de Basto, promete três dias de animação, sabores autênticos e a celebração da identidade local. A inauguração oficial está marcada para as 18 horas do dia 13 de fevereiro.

O certame reunirá um total de 62 produtores/expositores, sendo 23 produtores de fumeiro; 5 produtores de vinho verde; 15 expositores de artesanato local; e 8 produtores agrícolas com produtos da terra (hortícolas, frutas, entre outros); e 11 expositores agroalimentares.
O certame conta, assim, com uma área destinada à exposição/venda de produtos de fumeiro e produtos locais, que se complementa com uma zona de animação musical e uma área dedicada à promoção gastronómica, onde o visitante poderá degustar produtos típicos, com destaque para o porco bísaro. Para além da orelheira, os visitantes poderão adquirir outros produtos, tais como, o pernil, o presunto, o salpicão, as chouriças de carne e de sangue, a alheira entre outros.
A inauguração acontece às 18 horas de 13 de fevereiro, com a atuação do Grupo de Bombos – Jovens de Basto, estando a abertura do recinto marcada para as 15 horas, prolongando-se o certame até à meia-noite. A primeira noite de animação fica marcada pela atuação o grupo cabeceirense À Torneira, que subirá ao palco a partir das 22 horas.

No sábado, 14 de fevereiro, a exposição/venda de produtos de fumeiro abre às 10 horas, dando destaque aos sabores tradicionais de Cabeceiras. A tarde e a noite serão marcadas por várias atuações culturais, com destaque para o Jogo do Pau da Associação S. João Baptista de Bucos e da Associação de Abadim (ARDCA), a partir das 15 horas. Às 21h30 sobe ao palco da festa a Associação Rancho Folclórico S. Martinho do Arco de Baúlhe.
O último dia do certame, domingo, 15 de fevereiro, volta a abrir com a exposição e venda de produtos locais. A tarde promete animação com as Chegas de Bois, pelas 15 horas, seguindo-se o tradicional Leilão de Orelheiras, pelas 16h30, um dos momentos mais aguardados do evento. Às 18h30 sobe ao palco a Associação Recreativa e Cultural Águias de Painzela. O encerramento da Festa da Orelheira e do Fumeiro 2026 está previsto para as 20 horas.
Pretende-se com esta iniciativa dinamizar a economia do concelho, promover os produtos tradicionais e valorizar o porco bísaro.
A edição de 2026 da Festa da Orelheira e do Fumeiro reforça a aposta de Cabeceiras de Basto na valorização dos produtos locais, das tradições populares e do convívio comunitário, convidando todos a participar e celebrar a riqueza cultural do concelho.


