Quantcast
 
 

43ª Rampa Internacional da Falperra focada no ambiente e na segurança

VÍDEO AQUI

 

Estrelas do Campeonato da Europa voltam a estar presentes em elevado número para a terceira prova do calendário

 
 

As “estrelas” do Campeonato da Europa de Montanha, que se juntarão às do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group e ainda aos concorrentes da Rampa Regional, voltam a marcar encontro, nos próximos dias 18 e 19 deste mês de maio, na 43ª edição da Rampa Internacional da Falperra. O evento organizado pelo Clube Automóvel do Minho (CAM), no traçado de 5,2 quilómetros que termina no Sameiro, continua a ser o evento desportivo de excelência da cidade de Braga e uma tradição bem enraizada nas gentes locais e das regiões vizinhas, incluindo Espanha. Mais de 150 mil espetadores serão esperados naquele fim de semana na rampa minhota.

“Acredito estarem reunidas todas as condições para que esta edição da Rampa da Falperra repita o êxito alcançado nos últimos anos. Temos vindo a trabalhar para evoluir, a nível de organização, em todas as áreas e o nosso grande foco este ano incidiu, em especial, tanto na segurança como na sustentabilidade ambiental”, adianta Rogério Peixoto, presidente do CAM.

 
 

De acordo com os resultados de um estudo efetuado relativo à Rampa da Falperra’2023 e ao seu impacto ambiental, a maior pegada de carbono foi proveniente de fontes não controláveis, nomeadamente das necessárias viagens de avião dos pilotos do Europeu desde o seu país de origem. Nesse âmbito, entre as novidades a implementar agora destacam-se a utilização de uma frota de veículos elétricos por parte da organização do evento. Ainda contribuindo para a minimização do impacto ambiental, destaca-se o fim do uso do papel na comunicação, substituído pela via digital, daí que o Quadro Oficial da competição passe a estar disponível na plataforma Sportity. De igual modo, a distribuição de água (pilotos e equipas, etc.) deixa de ser feita em garrafas plásticas, mas sim com depósitos próprios e em copos biodegradáveis, ação promovida com o contributo da AGERE E.M. Na época de plantio, e para compensar as emissões de carbono tanto do ano passado como desta edição da rampa, está prevista a plantação de mais de três a seis centenas de árvores.

No capítulo da segurança, o CAM não apenas conseguiu aumentar a área de “rails” em mais 150 metros, com a instalação de guardas metálicas simples e duplas em zonas que estavam desprotegidas, mas também melhorar a qualidade do piso em diversas zonas do traçado. A colocação de novos tapetes de asfalto permitiu, por exemplo, eliminar a depressão que existia na travagem para a Curva da Morte. Com os melhoramentos agora introduzidos, será de prever que os 5.200 metros de perímetro da rampa fiquem um pouco mais rápidos.

 

 Em matéria de conforto para os espetadores, de assinalar que vão ser colocadas ao longo da rampa mais WC portáteis.

Primeira vitória do francês Geoffrey Schatz

 

O Campeonato da Europa de Montanha, que terá na Falperra a sua terceira prova da época, teve início há uma semana, em Rechberg, na Áustria, e, para grande surpresa, Geoffrey Schatz, na estreia do seu Nova NP01-2 C Honda Turbo, sagrou-se vencedor (da geral e da categoria 2), ao bater o italiano campeão em título Christian Merli (Osella FA 30 Judd LRM) por uma margem de 1.574s. Esta foi a primeira vitória do piloto da Borgonha, quatro vezes campeão de França de montanha, a nível internacional. Recorde-se que em 2021, no Masters FIA de Montanha, Schatz foi segundo classificado na Falperra e este ano perfila-se como um sério candidato a destronar o “rei” Christian Merli.

Ainda em Rechberg, o espanhol Joseba Lanzagorta (Nova NP01-2C Honda Turbo) foi terceiro classificado, à frente do alemão Corentin Starck (Nova NP01-2 Mugen), do checo Petr Trnka (Norma M20FC Mugen), do francês Kevin Petit (Revolt 3P0 Honda Turbo) e do alemão Alexander Hin (Osella FA30 Zytek).

 

Na categoria 1, o austríaco Karl Schagerl, que em 2023 foi um dos protagonistas da prova portuguesa com o seu potente (700 cv) VW Golf Rallye TFSI, brilhou em casa, subindo ao lugar mais alto do pódio. O checo Ronnie Bratschi (Mitsubishi Lancer Evo 7RS) terminou em segundo, com o último lugar do pódio a ser garantido pelo alemão Jorg Weidinger (BMW Z4 GT3). Entre os mais rápidos estiveram pilotos que o ano passado competiram na Falperra, como o francês Nicolas Werver (Porsche 997 GT3 R), o polaco Karol Krupa (Skoda Fabia CT) e o atual campeão europeu da categoria 1, macedónio Igor Stefanovski que trocou este ano o Hyundai i30 N TCR por um espetacular Ferrari 488 Challenge Evo.

PROGRAMA DA 43ª RAMPA INTERNACIONAL DA FALPERRA

SEXTA-FEIRA (17 maio)

10:00/17:30 – Verificações Administrativas: Hotel João Paulo II.

10:30/18:00 – Verificações Técnicas: em frente ao Hotel João Paulo II, na Avenida Nossa

Senhora do Sameiro.

11:30/19:00 – Exposição de Viaturas de Competição: Largo do Pópulo.

19:00 – Desfile de Viaturas de Competição pelas principais ruas da cidade de Braga.

SÁBADO

07:30 – Fecho da Pista (Km 30 da EN 309).

08:30 – Warm Up do Campeonato de Portugal de Montanha.

09:30/12:05 – Treino Oficial 1: Rampa Regional, Campeonato de Portugal de Montanha e

Campeonato Europeu de Montanha.

12:40/15:15 – Treino Oficial 2: Rampa Regional, Campeonato de Portugal de Montanha e

Campeonato Europeu de Montanha.

15:50/16:50 – Corrida Oficial 1: Rampa Regional

17:25/18:25 – Corrida Oficial 1: Campeonato de Portugal de Montanha e Treino Oficial 3:

Campeonato Europeu de Montanha.

DOMINGO

07:00 – Fecho da Pista (Km 30 da EN 309)

08:00 – Corrida Oficial 2: Rampa Regional

09:35/10:35 – Corrida Oficial 1: Campeonato Europeu de Montanha e Treino Oficial 3:

Campeonato de Portugal de Montanha.

11:50/12:50 – Corrida Oficial 2: Campeonato de Portugal de Montanha e Campeonato

Europeu de Montanha.

14:05/15:05 – Corrida Oficial 3: Campeonato de Portugal de Montanha e Campeonato

Europeu de Montanha.

16:00 – Pódio: Escadaria do Sameiro.

Comentários

comentários

Você pode gostar...