Guimarães atribui 120 mil euros a projetos sociais de intervenção comunitária
O Município de Guimarães reforçou o apoio a projetos sociais implementados no território, através de um subsídio global de 120 mil euros, com o objetivo de promover iniciativas de acompanhamento à população sénior. A Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira, reconheceu que muitos dos projetos em prática “tiveram de ser adaptados devido à situação de pandemia”, reforçando ações de acompanhamento psicológico, o atendimento social quando necessário ou a ajuda em compras de bens alimentares, numa ligação ao projeto 65+”, com a participação de 37 gestores em todo o território”
Foi atribuída a verba de 45 mil euros ao projeto “Consigo”, na área territorial da Comissão Social Interfreguesias Sudoeste da Montanha da Penha (constituída pelas freguesias de Pinheiro e Infantas e pelas Uniões de Freguesias de Tabuadelo/S. Faustino, Serzedo/Calvos e Abação/Gémeos). Este projeto disponibiliza um banco de produtos adaptativos, apostando em procedimentos de reciclagem e na reutilização de equipamentos adquiridos ou doados, e conta com a colaboração de uma equipa multidisciplinar. Este projeto tem a sua sede na freguesia de Infantas.
A Câmara atribuiu ainda 15 mil euros para o projeto “Este lugar não é para velhos: espaço convívio sénior”, implementado pela Junta de Freguesia de Caldelas. Este projeto visa a promoção de um envelhecimento saudável e ativo por via da dinamização de atividades de promoção do bem-estar físico
O projeto “Intervenção Local: Promoção da Qualidade de Vida” foi apoiado com 40 mil euros atribuídos à Junta de Freguesia de Ronfe, visando a intervenção em situação de isolamento e fragilidade de pessoas idosas na Comissão Social Interfreguesias do Oeste (Brito, Ronfe, UF Figueiredo, Oleiros e Leitões, UF Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil).
Foi atribuído ainda o valor de 20 mil euros à Junta de Freguesia de Brito para o projeto “MoveBrito” visando a dinamização de atividades de promoção do bem-estar físico, cognitivo e emocional, prevenindo a solidão e o isolamento social e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com mais de 55 anos residentes na freguesia de Brito e proximidades.
Existem outros projetos de âmbito social no concelho de Guimarães, cujo apoio do Município ultrapassa os 250 mil euros.