Quantcast
 
 

De Ponte a São Torcato foram muitos os ciclistas que cumpriram mais uma tradição cultural

A 1ª edição teve lugar em 1970. Após alguns anos de interregno, retomou-se a tradição e hoje, ao início da tarde, cumpriu-se a 45ª Confraternização de Ponte a São Torcato em bicicleta, com o antigo ciclista Cândido Barbosa a ser o padrinho da iniciativa. A saída deu-se no Largo da Igreja de São João de Ponte, onde compareceu Domingos Bragança, Presidente da Câmara, acompanhado da vereadora Sofia Ferreira. A aguardá-los estava Sérgio Castro Rocha, Presidente da Junta de São João de Ponte.

 

Após a chegada da caravana de ciclistas ao terreiro junto à Basílica de São Torcato, Domingos Bragança, acompanhado dos presidentes de junta de Ponte e São Torcato e do Juiz da Irmandade de São Torcato, dirigiu-se à Basílica onde decorreu a bênção de todos os participantes, efetuada pelo padre Marc Monteiro, pároco de Ponte, e onde esteve também presente o padre Valentim Gonçalves, pároco de São Torcato.

 
 

No final, tiveram lugar as intervenções protocolares, com o presidente Domingos Bragança a evidenciar a “ponte” que foi estabelecida entre as duas Vilas do concelho de Guimarães, Ponte e São Torcato, e a referir que, desde que tomou posse como presidente da Câmara, sempre esteve presente no evento. “Esta confraternização é amizade e também motivo de união para todas as freguesias por onde passa a caravana, pelo que há muito espaço para esta iniciativa crescer”, disse o Edil, deixando a ideia de um alargamento da iniciativa a mais freguesias. Domingos Bragança lembrou a recente escolha de Guimarães para a “Missão Cidades”, de entre 3 cidades escolhidas em Portugal (Lisboa, Porto e Guimarães), o que prova que a União Europeia reconhece o trabalho feito pela autarquia ao nível da sustentabilidade ambiental. O Presidente da Câmara pediu ainda para que a confraternização possa vir a constituir-se como um “momento mobilizador” para todo o concelho, com vista à promoção do uso da bicicleta, “o meio de deslocação mais ecológico que existe”.

Antes, Alberto Martins, Presidente da Junta de São Torcato, e Sérgio Castro Rocha, Presidente da Junta de São João de Ponte, convergiram na ideia de que a união destas duas vilas é para manter e reforçar, agradecendo ambos a Domingos Bragança pelo apoio e presença e saudando todos os presentes.

 
 

Para que esta iniciativa fosse possível, estiveram envolvidos 50 voluntários, e Sérgio Castro Rocha deixou um desafio: “para o ano queremos fazer melhor”.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...