Município de Braga procedeu a obras de conservação e restauro do Cruzeiro localizado no Campo das Carvalheiras
O Município de Braga promoveu uma intervenção de conservação e restauro do suporte pétreo e conjunto edificado que materializa o Cruzeiro do Campo das Hortas, actualmente localizado no Campo das Carvalheiras.
A intervenção deveu-se a um incidente ocorrido com o conjunto do Cruzeiro, atingido directamente na parte superior por um elemento pertencente a uma grua que operava no local, o que provocou a queda da cruz do conjunto.
O referido cruzeiro, que data do seculo XVII, está classificado como Monumento Nacional. Segundo o vereador Miguel Bandeira, “a cruz foi restaurada e exposta no claustro principal do Convento do Pópulo, de modo a proteger a sua integridade, sendo que no Cruzeiro foi reposta uma réplica”.
O cruzeiro foi transferido do Campo das Hortas para o Campo das Carvalheiras em 1914, “por iniciativa das intervenções de embelezamento patrimonial promovidas durante a 1ª Republica”, acrescenta Miguel Bandeira.
A intervenção incidiu na cruz, sendo a mesma restaurada e que irá ser instalada e exposta no claustro principal do Convento do Pópulo de modo a proteger a sua integridade, e será ser reposta uma réplica no mesmo local.