Município de Braga distinguido com Prémio Aristides de Sousa Mendes
O Conselho Municipal do Imigrante Integração e Interculturalidade do Município de Braga venceu o Prémio Autárquico “Aristides de Sousa Mendes”, na categoria “Coesão Social e Comunitária”, atribuído pela Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL).
O prémio, integrado no projecto “Nunca Esquecer – Programa Nacional em torno da Memória do Holocausto, visa incentivar de forma continuada, no espaço e no tempo, a adesão simbólica e material do País, através das Autarquias Locais, a este desiderato, centrado na valorização dos Direitos Humanos.
A notícia da conquista do prémio foi um dos assuntos abordados esta Quinta-feira, 22 de Julho, durante a reunião do Conselho Municipal do Imigrante Integração e Interculturalidade de Braga, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Este órgão consultivo é constituído por representantes da Câmara Municipal e de associações de imigrantes, e tem como objectivo promover a auscultação das associações de imigrantes, bem como dos cidadãos imigrantes individualmente, numa abordagem inclusiva, garantindo os seus direitos e contribuindo para o desenvolvimento equitativo e sustentável das sociedades.
Para Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal, o prémio agora atribuído demonstra que a Autarquia “está no caminho certo para conseguir chegar junto das várias culturas instaladas na Cidade”. “A protecção dos direitos humanos dos migrantes é uma prioridade política transversal e todos os meios devem ser postos em prática para garantir a sua integração na nossa comunidade”, sustentou.
Segundo a vice-presidente da Câmara de Braga, o prémio Aristides de Sousa Mendes “eleva o trabalho que o Município acredita ser fulcral e inadiável para a promoção dos potenciais benefícios para todos aqueles que escolhem a cidade de Braga como seu lar”.