Dom José Cordeiro toma posse hoje como Arcebispo Primaz de Braga
O novo Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, Dom José Cordeiro, toma posse esta tarde, na Sé Catedral, e amanhã, inicia o seu Ministério Pastoral, momento que será testemunhado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. e por bispos de Portugal e de Espanha.
A tomada de posse vai realizar-se esta tarde na Sé Catedral de Braga, numa sessão apenas com alguns presentes, sendo uma cerimónia mais reservada. Para além do próprio D. José Cordeiro, participam na cerimónia o Núncio Apostólico, D. Ivo Scapolo, o administrador apostólico da Arquidiocese de Braga, D. Jorge Ortiga, o bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, e ainda o Cabido da Sé de Braga.
A cerimónia tem início às 15.45 horas, e nesse momento, o Deão e todos os Cónegos do Cabido da Sé irão receber o Arcebispo Eleito à porta da mesma, onde este beijará o Crucifixo e se asperge a si mesmo e aos presentes com água benta.
D. José Cordeiro será, de seguida, conduzido à Capela do Santíssimo Sacramento para um momento de adoração. Depois, na Sala Capitular, irá vestir os paramentos em conjunto com os presbíteros concelebrantes, os diáconos e os restantes ministros.
Depois de uma Procissão de Entrada e uma vez feita reverência ao altar, o Arcebispo Eleito de Braga dirige-se para a cátedra, onde depois do hino, senta-se e recebe a mitra. A seguir, “o Chanceler apresenta as Letras Apostólicas ao Colégio dos Consultores, lê e escreve a respetiva acta. Depois de uma saudação do Deão do Cabido, as Armas Arquiepiscopais de D. José Cordeiro serão colocadas na cátedra”, descreve o comunicado da arquidiocese.
Por fim, o Cabido manifesta obediência e respeito ao novo Arcebispo Primaz.
No final da tomada de posse, pelas 17 horas, o novo Arcebispo primaz, dirige-se a pé da Sé até ao Museu Pio XII, onde vai dar a sua primeira conferência de imprensa.