Município da Póvoa de Lanhoso promove webinar sobre “Interseccionalidade no combate às práticas discriminatórias”
O Município da Póvoa de Lanhoso promoveu no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, mais um webinar, no âmbito do projeto IGUALIDADES, desta feita o tema em debate foi “A interseccionalidade no combate às práticas discriminatórias.
A dinamização deste evento esteve a cargo do Tiago Castro, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, atualmente a desempenhar as funções de psicólogo e de técnico de apoio à vítima no Centro Gis – Centro de Repostas às Populações LGBTI, projeto da Associação Plano i. Participaram cerca de 60 alunos e alunas que frequentam o ensino secundário regular da Escola Secundária da Povoa de Lanhoso.
Podendo definir-se interseccionalidade como o estudo da sobreposição de conceitos sociais que se caraterizam por situações de opressão, dominação, injustiça, entre outras, há normalmente um cruzamento destas várias formas de discriminação numa única situação, não se destacando nenhuma. Dar a conhecer alguns conceitos chave LGBTI (população lésbica, gay, bissexual, transexual e intersexo), sensibilizar para a não discriminação de pessoas LGBTI e dar a conhecer os contactos dos locais onde podem ser apoiados/as, foram os pontos centrais da intervenção.
O projeto IGUALIDADES, que integra o SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades, é a resposta da Autarquia para estas problemáticas e está incluída no Pelouro da Igualdade e Inclusão.