UMinho volta a marcar presença na Qualifica
A Universidade do Minho (UMinho) volta a marcar presença na Qualifica, a feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego que acontece até ao próximo sábado na Exponor, em Leça da Palmeira. Depois de dois anos sem se materializar devido à pandemia, são esperados cerca de 30 mil visitantes nesta que é a 13.ª edição desta feira que permite a quem a visita, especialmente o público mais jovem, um contacto com possíveis escolhas académicas nacionais e internacionais e com diferentes opções e rumos profissionais.
Trata-se de mais um oportunidade para que os jovens e familiares e docentes dos mesmos, essencialmente oriundos da zona Norte e Centro do país, possam tomar conhecimento da oferta formativa da UMinho, com destaque para a apresentação, pela primeira vez, das novas licenciaturas em Ciência de Dados e Engenharia Aeroespacial. No expositor da UMinho serão ainda apresentadas várias atividades temáticas como “Promoção de uma vida saudável”, promovida pela Escola Superior de Enfermagem e “caligrafia chinesa”, da responsabilidade do Instituto Confúcio da UMinho, entre outras.
À semelhança de anos anteriores, a UMinho volta a contar com os seus “embaixadores” na Qualifica. Tratam-se de alunos que “vestem a camisola UMinho” e ajudam a informar os visitantes sobre as ofertas da academia. Para além da promoção dos cursos de licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-graduações, a instituição de ensino superior minhota disponibiliza informações sobre os custos de vida nas cidades que acolhem os campi da UMinho, em Braga e Guimarães, de modo a tornar as decisões de ingresso no ensino superior mais informadas e ainda os mestrados e doutoramentos do consórcio UNISF, em parceria com as universidades da Eurorregião.
Durante quatro dias, serão 140 os expositores presentes na Qualifica, nesta que é uma feira que congrega várias atividades, desde desfiles de moda a atuações de dança ou workshops de arte criativa.