Quantcast
 
 

Vieira do Minho debateu “Estratégias de Gestão e Planeamento para a atração e fixação de fluxos turísticos”

O Município de Vieira do Minho, em colaboração com a Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, debateu, hoje, dia 21 de abril em conferência “Estratégias de Gestão e Planeamento para a atração e fixação de fluxos turísticos, o caso da Região do Minho”.

 
vminho


O momento que decorreu na Casa de Lamas juntou no mesmo espaço palestrantes, autarcas,  tecido empresarial, profissionais do sector, comunicação social e público em geral.

 
 


A conferência de abertura esteve a cargo do professor Carlos Costa, diretor do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro – DGEIT.


Na sua intervenção o académico traçou as linhas orientadoras para o futuro do turismo e para a fixação dos fluxos turísticos, que na sua opinião passam pelos objetivos de desenvolvimento sustentável. Segundo Carlos Costa “ os objetivos de desenvolvimento sustentável são um “must” porque o planeta se tornou insustentável, e, se o turismo não passar por aqui está irremediavelmente  perdido”. Para Carlos Costa, a fixação dos fluxos turísticos depende de uma logística, de uma estratégia definida e, de uma gestão.”

 
 


Na opinião do Diretor da DEGEIT da Universidade de Aveiro “se não existir uma estratégia de gestão, o turismo não funcionará” e considerou que “é necessário criar um modelo económico que comporte a dimensão económica/gestão, a economia de redes e a dimensão do planeamento e território”.


Após a intervenção de Carlos Costa, a conferência prosseguiu com os testemunhos  e a partilha das experiências empresariais dos convidados do primeiro painel que teve como oradores Maria Helena Ramos, da TURISBRUFE, Paulo Lopes da Portugal Green Walks e Hercílio Costa, da Diver Lanhoso.

 


Por último, a conferência contou, também com as intervenções dos Autarcas de Vieira do Minho, António Cardoso, de Amares, Manuel Moreira e Terras de Bouro, Manuel Tibo, com o intuito de debater as “ Estratégias municipais para o aumento dos fluxos turísticos nos respetivos concelhos”.


Nas suas intervenções todos foram unânimes em frisar que o aumento dos fluxos turísticos passa pelo trabalho em parceria e trabalho em rede entre municípios, operadores turísticos e tecido empresarial, mas sobretudo, passa pela criação de infraestruturas, nomeadamente,  melhoria da rede viária e o desbloqueio de verbas comunitárias no sentido de criar condições para fixar as populações.

 


O presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho traçou um quadro evolutivo e de excelência do turismo em Vieira do Minho, salientando as suas enormes potencialidades, naturais, patrimoniais, gastronómicas, culturais e paisagísticas sublinhando, contudo  a necessidade de uma maior ligação entre os operadores turísticos e o incremento de um turismo profissionalizado para fazer face à sazonalidade e para a fixar os fluxos turísticos no concelho.


Segundo António Cardoso, o turismo deve ser promovido como uma fonte de riqueza no sentido de alavancar a economia e outras áreas, como por exemplo a floresta.

 

De referir, ainda que a conferência foi orientada e moderada por Paulo Monteiro, Diretor do Jornal Correio do Minho.

No final do encontro e, ainda, no sentido de continuar a debater as estratégias para o desenvolvimento do turismo e para a fixação dos fluxos turísticos neste municípios, a organização lançou mais um repto aos participantes que tem como propósito organizar um fórum para debater projetos relacionados com a animação turística.

Comentários

comentários

Você pode gostar...