Quantcast
 
 

Cinco casos confirmados de varíola dos macacos em Portugal

Foram identificados mais de 20 casos suspeitos de infeção pelo vírus Monkeypox – conhecida como varíola dos macacos – na região de Lisboa e Vale do Tejo. Há já cinco casos confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

 

Os casos da região de Lisboa e Vale do Tejo, na maioria jovens, e todos do sexo masculino, estão estáveis, apresentando lesões ulcerativas.

 
 

Entre os sintomas suspeitos estão lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço.

A representante do Hospital de São João do Porto, destaca que é “plausível” transmissão sexual como uma das causas possíveis da doença.

 
 

“Perante sintomas suspeitos, o indivíduo deverá abster-se de contactos físicos diretos”, alerta a Direçã-Geral da Saúde.

O que é e quais os sintomas da varíola dos macacos?

 

Varíola dos macacos é uma doença infeciosa causada pelo vírus da varíola dos macacos que afeta seres humanos e outros animais. Os sintomas iniciais são febre, dores de cabeça, dores musculares, aumento de volume dos gânglios linfáticos e fadiga. Posteriormente formam-se erupções cutâneas, que começam por ser vermelhas e planas e mais tarde se convertem em bolhas com pus e crostas. O intervalo de tempo entre a exposição ao vírus e o início dos sintomas é de cerca de 10 dias. A duração dos sintomas é geralmente de duas a quatro semanas.

A varíola dos macacos pode ser transmitida durante o manuseio de carne de animais selvagens, por uma mordedura de animal, por fluidos corporais, por objetos contaminados ou pelo contacto próximo com uma pessoa infetada.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não