Quantcast
 
 

Cinco casos confirmados de varíola dos macacos em Portugal

Foram identificados mais de 20 casos suspeitos de infeção pelo vírus Monkeypox – conhecida como varíola dos macacos – na região de Lisboa e Vale do Tejo. Há já cinco casos confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

 

Os casos da região de Lisboa e Vale do Tejo, na maioria jovens, e todos do sexo masculino, estão estáveis, apresentando lesões ulcerativas.

 
 

Entre os sintomas suspeitos estão lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço.

A representante do Hospital de São João do Porto, destaca que é “plausível” transmissão sexual como uma das causas possíveis da doença.

 
 

“Perante sintomas suspeitos, o indivíduo deverá abster-se de contactos físicos diretos”, alerta a Direçã-Geral da Saúde.

O que é e quais os sintomas da varíola dos macacos?

 

Varíola dos macacos é uma doença infeciosa causada pelo vírus da varíola dos macacos que afeta seres humanos e outros animais. Os sintomas iniciais são febre, dores de cabeça, dores musculares, aumento de volume dos gânglios linfáticos e fadiga. Posteriormente formam-se erupções cutâneas, que começam por ser vermelhas e planas e mais tarde se convertem em bolhas com pus e crostas. O intervalo de tempo entre a exposição ao vírus e o início dos sintomas é de cerca de 10 dias. A duração dos sintomas é geralmente de duas a quatro semanas.

A varíola dos macacos pode ser transmitida durante o manuseio de carne de animais selvagens, por uma mordedura de animal, por fluidos corporais, por objetos contaminados ou pelo contacto próximo com uma pessoa infetada.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...