Primeiro Návio da ONU com cereais Ucranianos zarpa para a Africa
O cargueiro segue rumo para o Porto de Djibuti, um ponto de encontro entre o mar vermelho e o golfo de Aden, onde a comida será depois distribuída para os mercados da Etiópia. Segundo o ministro das Infraestruturas ucraniano, Oleksander Kubrakov, este será o primeiro de “mais dois ou três” navios que serão fretados pelo Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.
Desde de que foi assinado em julho, entre a Russia e a Ucrânia , o acordo de exportação de cereais ucranianos, bloqueado até então devido ao conflito armado entre as duas nações, que este é primeiro carregamento de ajuda alimentar. Entretanto, já haviam zarpado desde do dia 1 mais de 15 navios, porém, todos esses eram cargueiros comerciais.
Segundo o Programa Alimentar Mundial, 345 milhões de pessoas em 82 países estão agora em grave insegurança alimentar e 50 milhões em 45 países encontram-se em risco de morrer à fome. Situação tal provocada pela estagnação de exportações alimentares dos maiores produtores mundiais de cereais, a Ucrânia e a Russia, cujos preços também dispararam como resultado da guerra.
In LUSA