Durante o Mês de Junho o consumo de combustível Aumentou 31,1%
A ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) divulgaram hoje que o consumo de combustíveis derivados do petróleo aumentaram 82,48 quilotoneladas (kton) só no mês de junho!
Se compararmos com 2019, um ano antes da pandemia, o consumo em junho desse ano de combustível viu um decréscimo no GPL e no Jet-Fuel. Só existiu um aumento na gasolina de 2,7%.
Em primeiro lugar temos o consumo de combustível para aeronaves (jet fuel), que teve um aumento de 119,9%, que depois é seguido pela gasolina com um aumento de 3,3% e o gasóleo com 1,5%. Só o consumo de gás petróleo liquefeito (GPL) diminui 10,1% em comparação com o mesmo mês do ano de 2021.
Em Maio deste ano, os consumos de combustíveis diminuíram 65,35 quilotoneladas (-9,2%). Em junho o gasóleo diminui -14,9%, a gasolina -6,1 % e o GPL -5,6% enquanto o “Jet Fuel” aumentou 6,5% em comparação ao mês anterior.
Os preços médios de venda da gasolina e gasóleo ao público registaram subidas de 7,4% e 8,4% de julho para Agosto, respetivamente para 2,034 e 2,169 euros por litro. Braga, Castelo Branco e Santarém são os locais em Portugal continental que se registam os preços mais baixos, ao contrário de Beja, Bragança e Lisboa que apresentam os preços mais altos.
As garrafas de propano e butano (GPL) registaram menor custo em Braga, Vila Real, Viana do Castelo e Viseu, enquanto os preços mais altos apresentam-se em Setúbal, Évora e Leiria.