5 razões para incorporar uniformes personalizados na sua empresa
A sua empresa ainda não adotou uniformes de trabalho? Práticos e versáteis, são utilizados por 91% das grandes empresas. Neste artigo, contamos-lhe quais são algumas das principais vantagens do uso de uniformes personalizados, não só para quem os veste como também para a respetiva marca.
Se procura incluir uniformes no dia a dia da sua empresa, comece por explorar um catálogo de t-shirts personalizadas, por exemplo. O design, os materiais e a representação da marca podem ser ajustados por modo a conseguir uma peça única, adequada às funções dos trabalhadores e expressiva da personalidade da marca.
Facilitam a identificação dos funcionários
Quantas vezes deu por si numa loja ou evento sem saber a quem recorrer para pedir uma informação ou esclarecer uma dúvida? Os uniformes corporativos são uma solução eficaz para este problema. Ao permitirem a identificação dos colaboradores das empresas, tornam a presença da marca ativa, transmitindo disponibilidade e confiança aos clientes e potenciais clientes.
Esta vantagem é particularmente útil em contextos de atendimento ao público, em que os colaboradores devem ser facilmente identificáveis para agilizar os processos de venda, prestação de serviços ou esclarecimento de questões.
Reforçam a imagem da marca
Mais do que os produtos ou serviços que comercializam, as marcas são percecionadas pelo público através da forma como se apresentam, nomeadamente por meio dos seus funcionários. Quando os colaboradores vestem, literalmente, a camisola da empresa, a marca passa a ser vista como uma entidade profissional sólida, fiável e respeitável.
Contudo, para que este efeito na imagem corporativa seja positivo, é importante investir em uniformes de qualidade, não só em termos estéticos, como também no que toca ao conforto e ao design estratégico. Com as características certas, personalizadas à medida dos valores e personalidade empresariais, os uniformes corporativos podem funcionar como uma estratégia eficaz de reforço da imagem da marca.
Funcionam como ferramenta de marketing
Um uniforme precisa apenas de ter o nome e logo da empresa visível e estrategicamente colocado para funcionar como ferramenta de promoção da marca. Porquê? Porque ao vestir a camisola, os funcionários divulgam automaticamente a marca por onde quer que passem.
Além disso, a publicitação feita pelos uniformes corporativos tem potencial para alcançar lugares e pessoas cuja atenção não seria captada de outra forma. É o caso da divulgação em eventos ou no dia a dia, por exemplo.
Por outro lado, os mídia tradicionais, como é o caso dos anúncios televisivos ou online, têm um alcance mais limitado em termos de duração, por exemplo. Já o marketing feito através de uniformes da marca, requer um baixo investimento para uma promoção mais duradoura, uma vez que as peças de vestuário personalizadas podem ser usadas múltiplas vezes e nas mais variadas ocasiões.
Contribuem para o conforto dos colaboradores
Independentemente da atividade profissional, o conforto e a segurança dos funcionários devem ser uma prioridade das empresas. O vestuário profissional é um dos veículos que tornam isto possível. Ao usar um uniforme corporativo adequado, os colaboradores vão sentir-se confortáveis na execução das tarefas, pertencentes à equipa e protegidos pela empresa, para com a qual desenvolverão uma relação positiva.
Se tem dúvidas quanto às características ideais para o uniforme da sua empresa, tenha em mente fatores como a suavidade e flexibilidade do tecido, a gramagem, que deve ser adequada às temperaturas, a respirabilidade e a capacidade de absorção da humidade. Recomendamos também que invista em peças de qualidade, cuja durabilidade permita uma boa relação entre o custo e o benefício do uso.
Promovem o espírito de equipa
Vários estudos comprovam que os uniformes corporativos contribuem para o desenvolvimento do espírito de equipa e para o sentimento de pertença dos colaboradores. Estas peças criam laços entre as pessoas, fomentando uma comunidade e incentivando-as a envolver-se ativamente nela.
O espírito de equipa, por outro lado, está diretamente ligado à produtividade dos trabalhadores, que executam tarefas de forma mais eficaz quando se sentem motivados e valorizados pela empresa. Assim, a utilização de uniformes personalizados pode ser uma mais-valia em termos de resultados e ganhos do negócio.