Que eventos esperar num espaço cowork?

Hoje em dia o trabalho remoto é uma realidade presente no quotidiano de muitos trabalhadores, que devido à pandemia da COVID-19 e à exigência de distanciamento social se viram obrigados a trabalhar a partir de casa.

 

Apesar das variadas vantagens existentes no teletrabalho, a verdade é que por vezes é essencial separar o local onde trabalhamos do local onde vivemos, não só por questões de produtividade, mas também para enfrentar o isolamento social que esta forma de trabalho pode causar.

 
 

Neste âmbito, vão ganhando destaque os espaços de cowork: espaços que possuem a mesma estrutura de um escritório convencional, mas partilhados por vários profissionais, que podem pertencer a diferentes áreas e setores.

Mas este espaço não corresponde apenas a um lugar onde diferentes empresas e trabalhadores compartilham recursos físicos e trabalham lado a lado. É mais que isso. Significa fazer parte de uma comunidade.

 
 

Estes espaços permitem-nos, enquanto profissionais, desenvolver os nossos projetos com o mesmo conforto do lar, mas com a seriedade de um escritório, rodeado por pessoas criativas e personalidades diversas.

Aqui, esperam-se outros eventos nas pausas do trabalho. Fique a conhecer alguns de seguida.

 

Workshops

Num espaço de cowork juntam-se várias áreas e ocupações, fazendo com que este seja o espaço ideal para se partilhar conhecimento e experiência entre os vários profissionais. Os workshops podem ser organizados de forma semanal ou mensal.

Tendem a considerar as preferências, os interesses e as necessidades dos elementos que fazem parte do espaço e são geralmente mais práticos do que as palestras. 

 

Aulas de meditação e yoga

É fundamental aprender a descontrair. As técnicas de relaxamento não são apenas benéficas para a sua saúde física. São também indispensáveis à manutenção da saúde mental, na medida em que reduzem a ansiedade e aumentam a concentração.

Os espaços exteriores como jardins, varandas ou rooftops são essenciais para a organização deste tipo de atividades. Fazer estas atividades ao ar livre ajuda a manter uma certa distância do local destinado ao trabalho e a desanuviar.

Participar numa aula de meditação antes de começar a trabalhar pode ser a ajuda que precisa para aumentar da sua produtividade.

Palestras

As palestras são outro tipo de eventos interessantes que podem trazer mais visibilidade e elementos ao espaço de cowork. Por não serem demasiado extensas, podem ser uma ótima oportunidade para fazer uma pequena pausa no trabalho.

 

São opções interessantes para abrir novos horizontes e deixar os colaboradores mais informados em relação a assuntos de interesse.

Os oradores tendem a ser elementos da comunidade ou especialistas em diversas áreas.

Debates

O cowork abre espaço para a discussão e conexão entre diferentes trabalhadores. Esta atividade permite desenvolver competências como a argumentação lógica, o pensamento crítico e a comunicação em público.

Servem também expandir conhecimentos e aptidões, ao mesmo tempo que se criam redes de contacto entre os participantes. 

Bookclub

Outra forma de potenciar a interação e a ligação entre os elementos da comunidade é criar um Bookclub. Começa-se por fazer uma votação para escolher um livro que agrade a todos os elementos e definir um período para a sua leitura. Mais tarde, consoante os prazos definidos, reúnem-se todos para discutir o livro.

Manter um clube do livro é uma oportunidade de fortalecer a imaginação, socializar e criar um espaço de partilha de ideias e opiniões.

Jogos de equipa 

Participar em jogos de equipa ajuda os elementos da comunidade a fortalecer uma das competências que pode sofrer algum prejuízo com o trabalho à distância, o trabalho em equipa.

Atividades deste género assumem relevância no desenvolvimento de algumas competências como a resolução de problemas, a organização e a comunicação. Podem ser também a ocasião ideal para apresentar os membros mais recentes e integrá-los no grupo.

Happy Hours

É comum os trabalhadores reunirem-se após o horário de trabalho em algum bar ou café para abstrair da carga de trabalho e conviver com os colegas. Nos escritórios compartilhados é possível ter acesso a um espaço apropriado para manter este hábito, com a vantagem de não ser necessário deslocar-se a outro local.

Um momento divertido entre todos oferece espaço para alguma descontração e convívio, o que ajuda a trazer mais motivação e foco para o resto da semana.

Se está interessado em evoluir, alcançando níveis elevados de inovação e competitividade, aposte em trabalhar a partir de um escritório compartilhado.

O LACS – cluster criativo para empresas, profissionais, empreendedores e visitantes – aposta nestes valores ao oferecer diferentes espaços de trabalho, nos quais se incluem os atuais espaços de cowork em Lisboa.

Comentários

comentários

Você pode gostar...