Quantcast
 
 

UMinho dá as boas-vindas a estudantes estrangeiros

A Universidade do Minho (UMinho) promove esta quinta e sexta-feira duas sessões de boas vindas e acolhimento para os estudantes internacionais e de intercâmbio. As sessões integram o processo de acolhimento organizado pela instituição para facilitar o primeiro contato destes novos estudantes na UMinho. A primeira sessão decorre esta quinta-feira e é direcionada aos estudantes internacionais da UMinho no ano letivo 2022/23. Já a receção aos estudantes de mobilidade no primeiro semestre deste ano letivo acontece no dia seguinte, sexta-feira.

 
Uminho

Provenientes de nove nacionalidades, os 87 estudantes internacionais que irão chegar à UMinho neste ano letivo participarão numa sessão que servirá para dar a conhecer a instituição, a sua missão, formação, serviços e valências extra-curriculares. Este será, igualmente, um espaço de discussão onde os novos estudantes da UMinho vão poder esclarecer eventuais dúvidas no arranque do ano letivo. O Brasil lidera como o país que mais estudantes faz chegar à UMinho, seguido de Cabo Verde, Angola, Costa Rica, Guiné-Bissau, Ucrânia, Bielorússia, China e Federação da Rússia.

 
 

Esta sessão está prevista para as 16h00 desta quinta-feira 8 de setembro, e terá lugar no auditório B1 e hall do campus de Gualtar, em Braga. O programa inclui ainda um conjunto de quiosques para prestar informações e serviços de apoio para os estudantes, nomeadamente o Gabinete do Provedor do Estudante, as várias Unidades de Serviço da UMinho, assim como os Serviços de Ação Social e a Associação Académica da UMinho (AAUM).

Estudantes de intercâmbio provenientes de 25 países de origem distintos

 
 

Os estudantes de intercâmbio que chegam à Universidade do Minho para o primeiro semestre do ano letivo 2022/2023 irão ter um programa de boas-vindas (Welcome Day) que irá acontecer às 9h30 do dia 9 de setembro. A sessão acontece no auditório A1 e hall adjacente do campus de Gualtar, em Braga. A iniciativa prevê intervenções da vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares, e da diretora do Serviço de Apoio à Internacionalização. Ana Esteves, entre outros.

A UMinho prevê acolher neste âmbito 251 alunos oriundos de 25 países, como Espanha, Itália, Brasil, França, Alemanha, Arménia, Japão, Jordânia, República Dominicana ou Uruguai.

 

De seguida, vão ser apresentadas algumas valências e iniciativas da UMinho, como os Serviços de Apoio às Atividades de Educação, os Serviços dos Sistemas de Informação e Comunicações, os Serviços de Documentação e Bibliotecas, os Serviços de Ação Social, o programa Tutorias por Pares, a Associação Académica e o curso de Português Língua Estrangeira – BabeliUM. Após o almoço na cantina, realizar-se-á uma atividade de partida à descoberta do Campus, que contará com a colaboração da AAUM e da European Students Network – Minho.

Os Serviços de Apoio à Internacionalização organizam anualmente, no início de cada semestre, um programa de orientação para dar a conhecer a UMinho aos alunos estrangeiros de intercâmbio, fornecendo-lhes toda a informação relevante de forma a facilitar a sua estada e o processo de integração.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...