Quantcast
 
 

UCoimbra firma acordo com a Universidade de Macau para a criação de um laboratório conjunto em Informática

A Universidade de Coimbra (UC) e a Universidade Politécnica de Macau (MPU, na sigla em inglês) celebraram esta quinta-feira, 24, um acordo de cooperação para o estabelecimento de um laboratório conjunto em Informática. O protocolo foi assinado pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão, e pelo Reitor da MPU, Im Sio Kei, numa cerimónia realizada em formato híbrido, a partir da Sala do Senado.

 

A parceria estabelece os termos para o estabelecimento do “MPU-UC Joint Research Laboratory in Advanced Technologies for Smart Cities”, na Faculdade de Ciências Aplicadas da MPU, em Macau. O objetivo do laboratório é realizar projetos conjuntos de investigação nas áreas da computação, inteligência artificial e tecnologias de informação e comunicação, com impacto no desenvolvimento de cidades inteligentes – promovendo também parcerias académicas internacionais entre a UC e a MPU e apoiando a formação de jovens investigadores de ambas as partes.

 
 

Este protocolo vem reforçar o caráter estratégico da crescente colaboração entre a Universidade de Coimbra e a Universidade Politécnica de Macau na área de Informática. Para além do duplo grau de reconhecimento dos cursos de doutoramento em Informática das duas instituições, os docentes e investigadores da Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC têm colaborado na formação e orientação dos estudantes do programa de doutoramento da MPU e desenvolvido projetos de investigação conjunta.

Recentemente foi aprovado o primeiro projeto conjunto com financiamento do Science & Technology Development Fund de Macau, de cerca de dois milhões de patacas (240 mil euros): trata-se de um projeto na área das Comunicações em Cidades Inteligentes, “Research on Secure and Energy Efficient Physical Layer Techniques for B5G Dense Environments”.

 
 

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não